Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

O Diário de uma Feiticeira III

Olá caros leitores amigos, estou de volta para tentar encerrar a minha jornada pelo cosmos, com o já conhecido capitão Krongvarius. Depois daquilo que mencionei antes, o dia teimou em reiniciar-se como era esperado, não sei explicar como, mas me lembrava de tudo do que havia ocorrido no dia anterior,mesmo sabendo que era o mesmo dia, eu sei que parece confuso, mas é assim mesmo, eu tinha problemas maiores do que tentar entender porque especialmente eu, tinha estas memórias, precisava convencer Miguel sobre o ocorrido:
- Miguel, você não se lembra do que passamos.
- Lembrar de que?
Passei telepaticamente toda a cena do que vivemos e ele compreendeu a gravidade da situação, agora só faltava convencer nossos amigos feiticeiros, pois nós dois sozinhos,não teríamos forças para vencer uma barreira temporal pelo simples fato de ter ocorrido no espaço e não dentro do nosso planeta. Após muita discussão e termos subido até o breu espacial com um de meus amigos, consegui convencê-los de que precisávamos fazer o feitiço em conjunto, ah, sim já sabíamos que a terra era azul antes daquele russo ou Jorge Adamski falar a respeito. O encanto foi preparado e todos dizem em conjunto as palavras mágicas:
- Poderes dos ancestrais magos Luxkiev levem Sara ao dia anterior a esta anomalia temporal na nave dos Faskos na constelação de Touro perto do planeta Limbo exatamente às 17h:00.
Uma bola brilhante surgiu do céu iluminando a noite, o brilho envolveu-me e depois disso me vi dentro da nave de Krongvarius, o que obviamente assutou toda a tripulação, uma linguagem estranha e seres assustados olhavam fixamente para mim, sem entender o que estava havendo, depois de trazerem a caixa tradutora, nosso diálogo iniciou-se:
- Você não é do planeta Limbo, invasora?
- Não, eu sou do planeta Terra. Vou direto ao assunto, eu fui enviada para evitar que vocês e todo o meu planeta fiquemos presos em um lapso temporal.
- Lapso temporal e quem foi que enviou você?
- Não sei se você irá acreditar.
- Quem foi?
- Foi você Krongvarius.
- Como sabe o meu nome?
- Aí está a sua prova, como eu saberia o seu nome, sem nunca tê-lo visto.
- Sabe o meu sobrenome?
- Sim, Estamiombus.
Todos na nave dizem:
-OOOOOHHHHH, ela deve ter sido enviada por você mesmo Capitão.
- Isto já aconteceu antes imediato?
- Não, senhor Capitão.
- Quero que registre todos os detalhes desta experiência! Como exatamente fomos parar neste tal lapso temporal?
- Quando vocês forem chamados para retornar ao planeta Fasko, ao entrar na velocidade da luz, ocorrerá a falha mecânica o que provocará uma brusca desaceleração, prendendo assim vocês no tal lapso temporal.
Nisto Latzo recebe uma comunicação de seu planeta:
- O que diz a comunicação Latzo?
- Exatamente o que ela disse para voltarmos imediatamente a Fasko
- Latzo, veja o conversor a falha só pode ser lá.
- Imediatamente capitão.
Logo:
- O conversor da velocidade da luz estava um pouco enferrujado, mas já o trocamos, não haverá mais a falha.
- Que ótima notícia, Latzo. Obrigado Sara, por sua ajuda. Como vai retornar ao seu planeta? Você veio numa nave?
- Na verdade não, é meio difícil de explicar como eu vim, mas...
Explicações dadas:
- Há quanto tempo,os habitantes do seu planeta possuem estes poderes?
- Não são todos, não, somente os magos da minha vila.
- Estes poderes não podem levá-la de volta.
- Somente se todos eles estivessem aqui.
- Certo, alguma idéia do que fazer?
- A única coisa que sei é o que o meu planeta se chama Terra.
- Isto não ajuda muito, nossos mapas estelares contam mais de 5 mil planetas chamados Terra.
- Em todos eles há seres humanos?
- Por incrível que pareça a resposta é positiva.
- Então fiquei sem idéias. Mas espere, vocês foram para lá quando caíram no lapso temporal e quando estavam lá sabiam exatamente onde era o meu planeta.
- É um bom raciocínio, mas nós não fomos para lá porque você nos salvou, não tenho como lembrar de algo que não aconteceu.
- Mas talvez eu possa.
- Mesmo, como?
- Poderes de Luxkiev façam a memória de Krongvarius retornar do amanhã.
- Não me sinto, diferente.
- Nenhuma lembrança veio a sua mente?
- Não.
- Espere, há uma coisa que não tentamos, podemos fazer um elo mental.
- Elo mental?
- Sim, eu tenho as informações na minha mente e você sabe lê-las, então eu pegarei as suas lembranças e você as minhas, assim os meus poderes funcionarão, pois você será humano.
- Vale apena tentar, mas só farei isto, porque você salvou a minha nave.
Eu olhei fixamente para o alienígena e me vi no seu corpo, como os poderes estão no invólucro tive que ditar do corpo de Krongvarius as palavras mágicas:
- Poderes de Luxkiev, traga-me a memória do amanhã.
E assim o mapa estelar veio a minha memória e pude tranferir a informação para a memória de Krongvarius que imediatamente traçou o curso para o meu planeta azul:
- A galáxia é a via-lactea, no sistema solar o terceiro planeta a partir da estrela.
Latzo diz:
- Coordenadas mais que suficientes.
Então nos olhamos fixamente e retornamos a nosso respectivos corpos; Krongvarius após me deixar em minha vila disse as seguintes palavras:
- Um dia Sara, vocês estarão preparados para que os visitemos e neste dia espero ainda encontrá-la com vida.
- Obrigada, pela experiência.
- Nós e que agradecemos.
Dizendo isto, desapareceram no ar, com um aparelho que mais tarde descobri ser um teleportador. Ao chegar em casa:
- Sara, como você demorou.
- É que eu precisei ter uma aula de geografia espacial para retornar.
Krongvarius não mais retornou até o dia de hoje, talvez ainda não estejamos preparados para eles. Como veêm meus amigos, a minha vida está longe de ser comum, então resolvi partilhar com vocês o meu conhecimento, em breve retornarei com mais histórias excitantes, por hora adeus.


-

sábado, agosto 27, 2011

A Necessidade de um Secretário

Temos casos específicos de pessoas que são extremamentes inteligentes, ocupadas e com capacidade para liderança nata que cometem pequenas gafes por não entenderem que precisam de ajuda para realizar pequenas tarefas. Os seres humanos são seres sociáveis, ou seja, somos um organismo social. Determinadas tarefas só são feitas com eficiência quando outras atividades não atrapalham a sua realização. Naturalmente que lavar uma louça ou limpar uma casa de vez em quando não mata ninguém, nem mesmo aos homens, mas fazer isto o tempo todo, quando se tem responsabilidade em gerir empresas, países, filmes ou o que quer que seja, pode atrapalhar e muito a eficiência em sua atividade principal, aí entra a figura do secretário, pessoa esta a quem deve ser delegado estas tarefas que poderão ser realizadas com mais eficiência. Aqui é importante entender que delegar não é esquecer, delegar significa confiar no profissional, mas continuar fiscalizando, afinal, qualquer tarefa precisa ser bem realizada e só enxerga isto quem está atento, senão além da tarefa não ser bem realizada você ainda terá jogado muito dinheiro fora. Quando você apresenta uma palestra e precisa utilizar mecanismos como Data Show, slides ou transparências e faz isto com alguma frequência é importante que você tenha alguém para cuidar disto. Mas isto é tão fácil, qualquer um pode fazer. Sim, mas isto pode tirar o foco do palestrante e todo o conteúdo que ele precisa passar pode cair por terra ao perceber que cometeu um pequeno erro ortográfica na elaboração da apresentação, não significa que isto não ocorrerá se você tiver a ajuda de alguém, mas possivelmente esta possibilidade ficará muito reduzida exatamente porque esta pessoa estará focada somente neste trabalho. Vejo pessoas se perdendo por não saberem lidar com a imprensa e em muitas oportunidades preferindo se calar a dar entrevistas que podem ser editadas, destruindo assim a sua imagem; neste caso é importante um porta-voz. Este profissional, geralmente, tem muita experiência com a imprensa e consegue cuidar muito bem da imagem de seu contratante, então não há porque não utilizar seus préstimos apenas por soberba, evidentemente estamos falando de pessoas que são assediadas pela imprensa de maneira quase incontrolável. Neste caso, elas precisam entender que não conseguem lidar com isto, tendo assim mais tempo para se dedicar a sua arte ou atividade em geral sem perder o foco. E finalmente, mas não menos importante, o secretário executivo, este profissional é praticamente o complemento de seu patrão, ele poderá auxiliar falando em outros idiomas, elaborando relatórios, cuidando da agenda, pequenos detalhes que são muitos chatos, como conserto e aluguéis de carros e até mesmo contratando profissionais para a realização de tarefas que seu patrão sequer sabe que existe. Um profissional inteligente se cerca de pessoas inteligentes, se você é um profissional com inúmeras tarefas e ainda não se apercebeu poderá sofrer muitos revéses.

sexta-feira, agosto 19, 2011

Coleção Os Dez Mais Importantes Nomes da Humanidade

Segundo Amandha Ribaski do Carmo

Segue a lista:

1- Charles Darwin
2- Jesus
3- Albert Einstein
4- Shakespeare
5-Kurt Cobain
6- Ville Valo
7- Brian Warner
8- Tim Burton
9- Emily Brontë
10 - J. K. Rowling



Charles Robert Darwin - Naturalista britânico do Século XIX, autor da teoria da seleção natural que resumidamente diz que os mais fortes sobrevivem diante das intempéries da natureza. Sua idéia de seleção natural sem a intervenção divina causou-lhe grandes transtornos entre as comunidades religiosas que eram maioria na época. No início do século XX houve um choque das teorias de Mendel e de Darwin, enquanto Mendel fez muitos experimentos genéticos, principalmente com ervilhas, Darwin se baseava em fundamentos, considerados, errôneos e sem experimento hereditário. Esses trabalhos tornaram-se complementares somente quando nos anos 30 e 40 com a chamada Síntese Moderna, cujos estudos foram baseados na genética de populações de décadas anteriores. Darwin publicou um livro afirmando que o homem descendia do macaco e sofreu forte oposição, pois para a igreja ele havia rompido a distinção entre homens e animais, porém os jovens naturalistas aceitaram muito bem a idéia. Seu maiores estudos ocorreram na conhecida ilha de Galápagos situada no pacífico sul e pertencente ao Equador, lá encontrou espécies incomuns e por conta de suas observações elaborou a sua teoria da seleção natural. As teorias de Darwin romperam com os dogmas religiosos tornando racional a evolução humana, seu trabalho relevante para a sociedade precipitou os mais variados estudos sobre a capacidade de adaptação das espécies à natureza.

Jesus de Nazaré - O Deus vivo, segundo a bíblia, Deus mandou seu filho a terra para salvar a humanidade de uma situação caótica, pois o povo de Deus estava totalmente voltado para o pecado e os justos estavam se escasseando, Jesus teve uma árdua tarefa, pois ao contrário do que esperavam, não veio como rei e sim como pobre, não destituiu nenhum monarca e até mudou as leis dos antigos sacerdotes. Sofreu tentações perpetradas pelo próprio Lúcifer, ressuscitou mortos, curou doentes, expulsou demônios, arrebanhou doze apóstolos preparou-os para perpetuarem o seu legado, foi traído, assassinado e por fim ressuscitou, mas não antes de ter pregado no inferno, o reino de Lúcifer. Concedeu poderes de falar em outras línguas aos apóstolos e em seu último ato subiu aos céus de corpo e alma diante de seus discípulos atônitos. Mesmo realizando todos esses prodígios, alguns duvidam de sua existência, achando que o Messias ainda está por vir, ou que isto é apenas uma história, mas seus feitos extraordinários inspiram uma grande gama de religiosos que ainda hoje querem mudar a forma de agir dos seres humanos, buscando uma proximidade cada vez maior com o mestre Jesus.

Albert Einstein - Físico, teórico alemão radicado nos Estados Unidos, idealizador da teoria da relatividade: E=mc, ou seja, a energia é o produto da massa pela velocidade da luz. Esta teoria, mesmo tendo acesso a explicações, é complicadíssima de entender. Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico. Sofreu perseguição por ser judeu e exilou-se nos Estados Unidos por isto. Através de seus estudos, Oppenheimer fabricou a bomba atômica, por este motivo, alguns periódicos o consideravam pai da bomba atômica, este título sempre foi recusado por Einstein, pois não acreditava em guerras ou violência para a solução de problemas. Foi uma das maiores mentes do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

William Shakespeare - foi o mais influente dramaturgo do mundo e o maior escritor de língua inglesa, Romeu e Julieta e Hamlet são suas obras mais conhecidas, esta última com a frase “Ser ou não ser, eis a questão” se notabilizou como a frase mais conhecida da língua inglesa. Casou-se com Anne Hathaway aos 18 anos com quem teve 3 filhos (não confundir com a atriz contemporânea de mesmo nome). Nascido no século 16, foi ator, escritor e dono de companhia de teatro, há algumas dúvidas sobre a autoria de algumas de suas obras pela escassez de relatos sobre a sua vida privada. Possui uma vasta obra escrita, sendo as mais conhecidas encenadas constantemente em teatro, cinema e televisão. William Shakespeare é a inspiração de todo grande escritor, suas peças são desejadas por todos os autores, já foi chamado de Herói, de Bardo, de Poeta Nacional em sua terra natal e até mesmo de lenda, pois alguns ainda duvidam de sua existência, dizem que é um pseudônimo de uma plêiade de autores do século 16, mas sua obra imortal ainda acalentará muitas gerações futuras.

Kurt Donald Cobain - Americano, vocalista da banda grunge “Nirvana”; começou a cantar cedo com apenas dois anos de idade, segundo sua tia Mari. Aos 4 já tocava piano. Com o divórcio dos pais, quando estava com apenas oito anos, sua personalidade mudou drasticamente, segundo sua mãe, tornou-se mais desafiador e recluso. Chegou a tornar-se devoto de uma igreja cristã, mas durante a adolescência renunciou ao cristianismo e engajou-se no que ficou conhecido com, discursos “anti-Deus”; em sua busca pela religiosidade se interessou pelo budismo motivo pelo qual batizou sua banda com o nome “Nirvana” um conceito budista descrito por Cobain como “a liberdade da dor e do sofrimento do mundo externo.” Cobain uniu-se a Novoselic e após passar por muitos bateristas sem sucesso, encontrou David Grohl e também o sucesso com o álbum Nevermind. Em 1994 foi encontrado por um eletricista em sua casa, ele tinha vindo instalar um sistema de segurança em um primeiro momento achou que Cobain estava dormindo até que viu uma arma apontada para o queixo, uma nota suicida foi encontrada para o seu amigo imaginário de infância chamado Boddah. Há um filme chamado “Last Days” onde Gus Van Sant sugere o que pode ter acontecido nas últimas horas de Cobain.

Ville Hermanni Valo - Este finlandês da capital é vocalista da banda HIM, lançou sete álbuns e quatro coletâneas, sua banda foi a primeira banda finlandesa a ganhar Disco de Ouro nos Estados Unidos, quando jovem trabalhou no Sex Shop do pai e saiu de casa aos 18 anos. Vallo sofre de asma e alergias, em uma ocasião ficou internado por 5 dias devido a um ataque de asma. Suas influências são Black Sabbath e Type O Negative. Seus ídolos são Gene Simmons do Kiss, Edgar Allan Poe escritor e também o cineasta/ator Clint Eastwood. Não come carne, nem consome drogas ilícitas e diz que seu número de sorte é o “0”.

Brian Hugh Warner - Natural de Ohio, Brian é conhecido pelo epíteto Marilyn Manson que é a junção de dois nomes: Marilyn Monroe e Charles Manson. Ganhou experiência ao escrever artigos de música para uma revista do Sul da Flórida. Ao contrário do que possa demonstrar sua chocante imagem, Brian teve muitos relacionamentos héteros; foi casado por sete anos com Dita Von Teese e briga com ela na justiça por seus gatos que Dita recusa-se a devolver; foi noivo da atriz Rita McGowan que protagonizou o filme Jawbreaker, onde Brian teve uma participação; Rita participou do clipe da música de Brian “Coma White 2.0”. Atualmente ficou noivo da atriz Evan Rachel Wood, mas rompeu o noivado logo depois. Possui uma vasta filmografia onde participa principalmente das trilhas sonoras, mas também teve participações como ator. Suas influências são David Bowie e Nine inch Nails.

Timothy William Burton - cineasta americano da Califórnia que lida com temas sombrios. Admirador de Edgar Allan Poe e Vincent Price, ídolos estes que nortearam seu caminho como cineasta. Após o colegial estudou animação por três anos, depois foi contratado pelo Walt Disney Studios, enquanto trabalhou lá criou e dirigiu seu primeira curta-metragem “Vincent” baseado em Vincent Price. Seu primeiro sucesso foi “Os Fantasmas se Divertem”, produziu outros grandes sucessos como Edward - Mãos de Tesoura e a Noiva Cadáver, também escreveu um livro chamado “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias”. É casado com Helena Bonham Carter e tem dois filhos, Billy e Nell.

Emily Jane Brontë - poetisa e escritora britânica. Publicou "O Morro dos Ventos Uivantes", sua obra prima, que foi mal compreendido na época. Posteriormente, a obra foi consagrada e passou a fazer parte do cânone da literatura inglesa. Uma empregada chamada Thabitha costumava contar histórias para Emily e seus irmãos, anos mais tarde Emily a homenageou como a fiel personagem Nelly Dean, em seu livro. Em certa ocasião, um cão a mordeu no braço, e ela mesma cauterizou a ferida, ficando com o braço definitivamente deformado. Nos intervalos dos afazeres domésticos, compunha versos que escondia. A notável autora, talvez a mais fechada e mais solitária das irmãs Brontë, morreu de tuberculose, aos 30 anos, em 19 de dezembro de 1848.

Joanne Kathleen Rowling - Autora britânica de ficção, produziu sete livros da Saga de Harry Potter, inspiração que a deixou milionária, porém passou por sérias dificuldades antes de conseguir publicar o primeiro livro do bruxo. O nome Kathleen foi adicionado a seu nome devido a uma jogada de marketing, seus editores acharam que a autora não seria lida pelos garotos, então pediram para usar iniciais e não deixar transparecer que se tratava de uma mulher. A ideia de Harry Potter surgiu inesperadamente na mente de J.K. nos idos de 1990, durante uma viagem de trem. Os primeiros manuscritos foram rabiscados em papel barato, e escrever o livro ajudava Joanne a passar o tempo, numa época em que sofria com a depressão e uma vida pobre, mas amparada pela família e por amigos, em especial Sean Harris. As ilustrações mais famosas são as de Mary GrandPré, e seus desenhos são utilizados nas capas de vários países, incluindo Brasil e Portugal. Thomas Taylor desenhou a capa do primeiro livro da edição britânica que também ficou conhecida, mostrando Harry com a cara confusa em frente ao Expresso de Hogwarts. Seus livros viraram filmes e o elenco escolhido foi totalmente britânico, exigência da autora. Está entre as 300 mulheres que mudaram o mundo segundo a Enciclopédia Britânica. Ela diz que seu alter-ego é a Hermione.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Coleção Os Dez Mais Importantes Nomes da Humanidade

Segundo Eduardo Antonio de Oliveira

Segue a Lista

1 - Simão Bolívar
2 - José Bonifácio
3 - Graham Bell
4 - Machado de Assis
5 - Abraham Lincoln
6 - Oscar Schindler
7 - Mahatma Gandhi
8 - Alexandre O Grande
9 - Getúlio Vargas
10 - Júlio César

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios - nascido no século 18, Simon Bolívar foi peça chave na independência da América Espanhola do Império Espanhol, foi presidente da Grã Colômbia, nação criada depois da independência da Espanha, por 11 anos. A Grã Colômbia mais tarde viria a ser 3 países: Venezuela, Colômbia e Equador. Alguns historiadores referem-se a Bolívar como George Washington da América do Sul. Conheceu e foi amigo do explorador Alexandre Von Humboldt que daria nome a uma corrente oceânica estudada pelo mesmo. Pelos idos de 1816 apaixonou em Quito por Manuela Sanz que mais tarde o salvaria de ser assassinado e por isto ficou conhecida como “Libertadora do libertador”. Apesar de lutar muitas batalhas, ser muito perseguido e de ter muitos inimigos, Simon Bolívar morreu em 1830 com 47 anos acometido por uma tuberculose, embora Hugo Chávez, presidente da Venezuela tenha mandado exumar o seu corpo em 2010 por suspeitar de envenenamento por parte de um general colombiano. Simon Bolívar é um dos grandes guerreiros que tiraram a América do jugo espanhol, seus atos abnegados, apesar de se utilizar de guerra, puderam conceder liberdade a toda uma sociedade que até nos dias de hoje o reverenciam como grande herói.

José Bonifácio de Andrada e Silva - Nasceu no fim do século XVIII em Santos no litoral paulista. Mudou-se para São Paulo pelo fato de não haver ensino superior ao primário na cidade de Santos. Estudou Direito, Matemática e Filosofia Natural na Universidade de Coimbra em Portugal. Excursionou pela Europa às custas do Erário Real para adquirir conhecimento em mineralogia, durante estas viagens conheceu Lavoisier e Alexandre Von Humboldt. Voltou ao Brasil somente no século 19, em 1819, quando já contava com 56 anos e o escravagismo já o incomodava, este que só acabaria 69 anos depois. Era um visionário para a época pois pregou a integração do índio na sociedade, a abolição do tráfico de escravos e a extinção da escravidão. Nesta época, já sugeria uma nova legislação sobre o regime de terras uma pré-reforma agrária, pois dizia que os grandes latifúndios era uma forma de exploração antieconômica e antissocial. Foi decisivo na independência do Brasil daí o seu epíteto de Patriarca da Independência, Foi ministro do reino por pouco mais de um ano. Após a independência comandou ações militares contra focos de resistência a separação de Portugal, rompeu com o Imperador por conta dos debates da Assembléia Constituinte, imediatamente após ser demitido por D. Pedro I, passou a oposição. Fechada a constituição José Bonifácio foi banido e se exilou na França onde passou 6 anos. De volta o Brasil se reconciliou com o Imperador e assumiu a tutoria de seu filho quando D. Pedro I abdicou. Permaneceu como tutor por 2 anos.

Alexander Graham Bell - Este escocês do século 18 nasceu em Edimburgo e tem a patente da maior invenção de todos os tempos para a época, o telefone, não obstante o Congresso Americano ter reconhecido em 2002 que a invenção foi de um italiano chamado Antonio Meucci que teria vendido a patente a Graham Bell em 1870. Bell graduou-se ao 13 anos e aos 16 já era professor de elocução e de música na academia Weston House. 18 patentes foram concedidas a Bell e 14 outras foram concedidas em compartilhamento; telefone, fonógrafo, hidroaviões e pilha selênio são algumas delas. A Companhia Telefônica Bell foi fundada em 1877, pelo sogro de Alexander, Gardiner Greene Hubbard e com a incorporação da West Union que tinha as patentes do microfone inventado por Thomas Edison, o telefone ficou mais eficiente, já não era necessário gritar para ser ouvido.

Joaquim Maria Machado de Assis - Carioca de nascimento, Machado é considerado o maior nome da literatura nacional, em suas escrita deslizou por todos os gêneros literários, testemunhou a mudança do regime político ocorrido no século 19, do Império para a República e foi um grande relator dos eventos político-sociais da época. Pouco estudou nas escolas públicas e jamais frequentou uma universidade. Assumiu cargos públicos no Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas e conseguiu notoriedade ao publicar suas poesias e crônicas em jornais. Sempre primando pela intelectualidade fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras que tinha um objetivo muito bem definido, o de auxiliar e guiar o governo para o crescimento cada vez maior da sociedade. Sua obra constitui-se de 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Influenciou grandes nomes da literatura, dentre os quais Olavo Bilac, Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade. É um dos grandes gênios da literatura brasileira e frequentemente é comparado a Dante, Camões e Shakespeare.

Abraham Lincoln - foi o 16º presidente dos Estados Unidos, natural do Kentucky, foi líder do país durante a maior crise da história do mesmo, a Guerra de Secessão, contenda ocorrida entre os estados do sul e do norte do país, o foco da batalha deveu-se a divergência de opinião em relação à escravatura. Era do partido republicano, Um discurso seu de 1863, conhecido como “Discurso de Gettysburg”, tornou-se símbolo dos deveres de sua nação. Sua eleição foi tão controversa que alguns Estados americanos ameaçavam se retirar da Federação caso Lincoln ganhasse. No dia de sua posse sete estados se retiraram; mais tarde outros quatro também o fizeram. Eles formaram a Confederação dos Estados da América, por isto passaram a ser conhecidos como confederados. Não obstante o esforço para a conciliação, a eleição de Lincoln deflagrou a Guerra Civil Americana. John Wilkes Booth tinha planos de sequestrar o presidente e trocar por prisioneiros confederados, mas ao ouvir um discurso de Lincoln prometendo o direito de voto aos negros, mudou de idéia e resolveu que iria assassiná-lo. Em 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln tornou-se o primeiro presidente americano a ser assassinado; John Booth planejou bem, esperou o momento certo da peça a qual Lincoln assistia. No momento mais engraçado da peça ele atirou e as risadas quase abafaram o tiro único dado na cabeça do presidente. Doze dias depois encurralaram o assassino que foi baleado num celeiro da Vírginia, expirando pouco depois.

Oskar Schindler - nascido em 1908, este empresário alemão ficou famoso por salvar 1200 trabalhadores judeus do extermínio, Era membro do partido nazista Abriu na Cracóvia, Polônia, uma fábrica de utensílios esmaltados e empregou muitos trabalhadores judeus de lá. Em 1943 os moradores judeus que não foram mortos, foram enviados à Plaszom, um campo de concentração. Os operários de Schindler trabalhavam em sua fábrica e depois retornavam ao campo de concentração. Em 1944 devido ao avanço das tropas russas o campo seria desativado, significando que os judeus seriam transferidos a outros campos e consequentemente mortos. Schindler convenceu os administradores do campo através de suborno que precisava daquela mão-de-obra especializada criou a sua famosa lista. Os integrantes da mesma foram transferidos a cidade natal de Schindler onde começaram a trabalhar em outra fábrica adquirida por ele. Após a guerra ele e sua esposa foram agraciados pelo governo de Israel com uma pensão vitalícia por seus atos humanitários.

Mohandas Karamchand Gandhi - Ferrenho defensor da não-violência, Gandhi foi indicado 5 vezes ao prêmio Nobel da Paz, mas jamais foi agraciado com a comenda. Com a sua doutrina organizou a marcha do Sal e libertou o Estado indiano da Inglaterra, em que pese não ter conseguido unir hindus e muçulmanos, por conseguinte o Estado indiano foi dividido em Paquistão e Índia. Em sua busca da verdade “A Grande Alma” (Mahatma) Gandhi foi inspiração de homens como Nelson Mandela e Martin Luther King. Homens como Gandhi são humanos de espírito superior que vieram para fazer a humanidade prosperar espiritualmente, sua liderança foi e será inspiração para muitos que buscam a paz, a sabedoria, o crescimento individual e o da sociedade.

Alexandre Magno - Foi o mais célebre conquistador do mundo, teve como preceptor Aristóteles e aos vinte anos já era rei. Seu império de conquistas ia dos Bálcãs à Índia. Nunca perdeu nenhuma batalha e sua expansão é uma das maiores da história e a maior em período de tempo. Seu cavalo chamava-se Bucéfalo que foi homenageado com nomes de cidades. Morreu pouco antes de completar 33 anos não se sabe de qual doença, mas podendo ser uma das mais comuns da época, malária, tifo, encefalite virótica, envenenamento ou consequências de alcoolismo. Vale lembrar a célebre passagem em que Alexandre vendo Diógenes que morava dentro de um barril perguntou-lhe se podia fazer algo por ele, a resposta de Diógenes foi: pode sim, sai da frente, está bloqueando o meu sol, diante de tal resposta um dos soldados de Alexandre pergunta se o mestre queria vê-lo sangrar, diante de tal afirmação Alexandre disse: se você fizer isto, terá o mesmo castigo, pois se eu não fosse Alexandre, eu seria Diógenes.

Getúlio Dorneles Vargas - Natural de São Borja, foi líder da revolução de 30 que depôs Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes. Foi presidente por 15 anos após a revolução, depois voltou a ser presidente por voto direto comandando o país por 3 anos e meio, quando suicidou. Era conhecido como “pai dos pobres” por criar muitas leis trabalhistas e sociais. Foi militar, chegou a patente de Sargento e participou da disputa pelo Acre contra a Bolívia. Seu pai havia lutado na Guerra do Paraguai. Formou-se em direito em 1907. Washington Luís quando de sua sucessão deveria indicar o candidato a presidente que obviamente seria conduzido a presidência, quando indicou Júlio Prestes que era presidente de São Paulo foi apoiado por 17 estados, sendo 3 contra; estes apoiavam Getúlio Vargas, dentre estes estados estava a Paraíba cujo presidente era João Pessoa, este mandou o “Telegrama do Nego” ou seja negando seu apoio a Júlio Prestes, esta atitude ficou tão famosa que começou a figurar na bandeira do estado a palavra “Nego”. Formou-se a Aliança Liberal que contava com os 3 estados contrários a candidatura de Júlio Prestes, mas diante da derrota nas urnas formou-se uma conspiração que objetivava evitar a posse do novo presidente. A revolução iniciou-se em 3 de outubro de 1930 e em 3 de novembro do mesmo ano Getúlio é empossado, recebendo o poder da Junta Militar Provisória. A herança política de Getúlio é invocada por dois partidos políticos o PDT e o PTB. Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010.

Gaius Iulius Caesar ou Caio Júlio César - Sua ascendência, segundo a lenda, chega a Deusa Vênus. Nasceu em 100 a.C em Roma. César era inovador e gostava de reformas. Reduziu o número de cidadãos romanos dependentes da ração de pão do Estado, reformou o calendário. Mas também demonstrou arrogância. César assumiu o papel de ditador usando um fato ocorrido no passado, mas neste fato a condição do ditador era temporária, mas César a tornou permanente. Em 44 a.C. houve uma conspiração no senado e antes de discursar César foi esfaqueado, fato que ironicamente causou o fim da República, objetivo principal dos conspiradores, dois anos após a sua morte César foi aclamado como deus pelo senado romano, como foi um grande e talentoso líder militar os imperadores romanos subsequentes adotaram seu nome como título.

terça-feira, agosto 02, 2011

Vultos Históricos do Paraná - Helena Kolody

Nascida em Cruz Machado no Estado do Paraná em 1912, Helena Kolody começou seus versos com apenas 12 anos de idade, descendente de ucranianos passou parte de sua infância em Rio Negro. Estudou piano e pintura, seu primeiro poema foi "A Lágrima", composto aos 16 anos de idade, com 20 iniciou a carreira de professora do ensino médio. Lecionou por 23 anos no Instituto de Educação de Curitiba. Seu primeiro livro foi publicado em 1941 chamava-se "Paisagem Interior" e foi dedicado a seu pai Miguel Kolody. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, uma forma poética japonesa, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Seu trabalho passou a ter repercussão estadual e nacional somente nos anos oitenta após receber um prêmio literário da prefeitura de Curitiba. Ocupou a cadeira 28 da Academia Paranaense de Letras. Costumava frequentar a conhecida Sala do Poeta, onde poetas tradicionais e novatos das letras costumavam se encontrar somente para recitar poesias; prefaciou de próprio punho o livro "On Buonghvê" da autora Raquel de Macedo Mestre, livro romanceado sobre a história do Paraná. Autora de várias obras e agraciada com prêmios e homenagens: O filme "Babel da Luz" de Sylvio Back homenageia seus 80 anos. Era admirada por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade, além de cultivar uma grande amizade com Paulo Leminski. Helena Kolody é um marco poético da história paranaense, sua poesia acalentará muitos sonhadores e apaixonados e seu legado jamais será esquecido. Segue alguns de seus poemas:

APELIDOS
Eram Jucas e Chiquinhos,
Ninas, Lolas, Mariquitas.
Apelidos que o amor
seleva nas criaturas.

Hoje são números.
(Computadores não programam ternura)

Helena Kolody

Do livro:"Ontem agora", Secretaria de Estado de Cultura do Paraná,1991, PR



CANÇÃO DE NINAR

(para uma criança da favela)

Criança, és fio d'água
Triste desde a fonte.
Humilde plantinha
Nascido em monturo:
Quanta ausência mora
Nesse olhar escuro!

Recosta a cabeça
Na minha cantiga
Deixa que te envolva,
Que te beije e embale.

Helena Kolody

Do livro: "Vida breve" [1964], in Viagem no espelho, Editora UFPR, 1999



PÁSCOA

Acordaram os pássaros sonoros
Que dormiam no bronze dos sinos.
Um vôo jublioso de aleluias
Gira no ar.
Em labaredas de hosanas,
Ardem os órgãos profundos
No coro das catedrais.

Há círios acesos nos olhos que rezam,
Aroma de incenso na voz dos meninos.


Helena Kolody