Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 15, 2014

Coleção "Os Dez Maiores Nomes da Humanidade"

E depois de dois anos voltamos orgulhosamente com a coleção “Os Dez Maiores Nomes da Humanidade”, convido a todos que se interessarem em fornecer suas listas que entrem em contato comigo para ter o seu nome imortalizado no meu blog, participem.


Lista dos dez maiores nomes da Humanidade

Segundo Clóvis Honorato de Oliveira


1 - Jesus Cristo
2 - São Francisco de Assis
3 - Santa Paulina
4 - Hipócrates
5 - Abraham Lincoln
6 - Nelson Mandela
7 - Tiradentes
8 - Santos Dummont
9 - Ruy Barbosa
10 - Zico


Jesus Cristo – O filho do ser supremo, o alfa e o ômega, o caminho, a verdade e a vida, por causa Dele o tempo passou a ser dividido entre antes e depois de seu nascimento, transformou água em vinho, multiplicou pães e peixes, detentor da água viva, ressuscitou um homem depois de quatro dias de falecimento do mesmo, a principal fonte de sua história são os evangelhos da bíblia cristã. Para os judeus foi apenas um profeta, os muçulmanos entendem da mesma forma, mas para os cristãos Jesus veio para salvar a humanidade da perdição do pecado, depois Dele todos tiveram a possibilidade de salvação. Apenas acreditando nele e seguindo seus mandamentos que são dez, os mesmos de Moisés, mas veio trazer uma forma de amor diferente do que todos estavam acostumados, ninguém deve se vingar, devem amar ao próximo como a si mesmos e a Deus sobre todas as coisas, com isto conseguiu perseguição e morte, mas poucos lembram-se de quem o matou, mas sim de seu sacrifício. Jesus Cristo, filho de Deus, um homem acima de todos os outros.


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis – nascido em Assis, 5 de julho de 1182 foi um frade católico da Itália, largou uma vida mundana por uma vida religiosa, ao abandonar a casa de seu pai despiu-se completamente, disse que não precisava de nada daquela riqueza. Em sua vida de completa pobreza, fundou uma ordem mendicante a dos Frades Menores, também conhecida como Fanciscanos. Visionário, filósofo, chamava os animais de irmãos, entendeu a natureza e a criação como arte maravilhosa, usava a pregação itinerante em um tempo em que os religiosos se fechavam em seus mosteiros, vivia sempre com os mais pobres. “Uma luz que brilhou sobre o mundo” palavras de Dante Alighieri (autor da Divina Comédia). Para muitos a maior figura do cristianismo desde Jesus Cristo. Francisco de Assis foi um arquétipo do que todo homem deveria ser, defendia o meio ambiente quando ninguém sequer valorizava a sua existência, depois de sua conversão jamais valorizou o dinheiro, tinha compaixão por todas as criaturas de Deus, foi canonizado dois anos após a sua morte de maneira rápida e irretocável, homens como Francisco de Assis dificilmente serão vistos novamente no nosso planeta, seus exemplos também são difíceis de serem seguidos, principalmente na nossa sociedade consumista e escravizada pelo dinheiro. O nome Francisco foi adotado pelo sucessor de Bento XVI, até o momento parece fazer jus ao nome, esperamos que o santo o inspire em seu pontificado.
Amábile Lúcia Visintainer - Santa Paulina - Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália que antes pertencia ao Império Austro-Húngaro, recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Imigrou para o Brasil com nove anos de idade. Em 1903 após ser eleita Superiora Geral pelas Irmãs de Nova Trento, cuidou de ex-escravos idosos e crianças órfãs no Ipiranga em São Paulo-SP. Em 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa, em 1938 teve problemas de saúde sérios com a diabetes teve que amputar o braço direito e passou seus últimos meses de vida cega. É considerada a 1ª santa brasileira, mesmo não tendo nascido no Brasil. Santa Paulina morreu em 9 de julho de 1942 com fama de Santidade, o processo de canonização iniciou-se em setembro de 1965 durou até outubro de 1991 com a sua beatificação pelo papa João Paulo II e por fim com a canonização em maio de 2002. Madre Paulina foi um exemplo de abnegação, cuidou de órfãos e idosos quando poucos se importavam com este tipo de problema social, sua vida é uma inspiração não só para religiosos, mas também para quem ainda acredita que a humanidade possa vir a ser uma sociedade solidária.


Hipócrates - Nascido em 406 a.C. em Cós na Grécia, considerado o Pai da Medicina, em que pese ter desenvolvido sua ciência muito depois de Imhotep do Egito antigo. Os dados sobre sua vida são incertos ou pouco confiáveis. Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar malária, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso muitas epidemias eram relacionadas aos fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam. Rejeitava as supertições e as práticas mágicas da saúde. Direcionava conhecimentos de saúde ao caminho científico. Autor de vários livros, dentre os quais, “Da Cirurgia”, “Das Fraturas” e “Das Articulações”. Autor do famoso juramento feito pelos médicos ao assumir a profissão, juramento este que fala sobre ética e abnegação em relação aos doentes e a profissão. O pioneirismo de Hipócrates o torna importantíssimo na evolução da humanidade e do estudo de doenças incuráveis na época e por muitos séculos depois, somente com o advento do antibiótico e que a humanidade se livrou de inúmeras moléstias, seu juramento têm poucos adeptos, mas ainda hoje é exemplo para aqueles que querem fazer a diferença na cura das doenças humanas.


Abraham Lincoln – 16º Presidente americano, nasceu em Hodgenville em 12 de fevereiro de 1809, liderou o país de forma bem sucedida na maior crise interna da história americana, a Guerra Civil, preservando a união e abolindo a escravatura. Lincoln foi autodidata, tornou-se advogado, foi deputado estadual de Illinois durante os anos 1830. Após a sua eleição para presidente em 1860, enfrentou forte oposição de sete estados escravistas do Sul do país, estados estes que quiseram formar os Estados Confederados da América, iniciando-se assim a Guerra de Secessão. Foi reeleito Presidente em 1864. Seu discurso de Gettysburg tornou-se o mais citado da história da nação americana por citar princípios de nacionalismo, republicanismo, igualdade, liberdade e democracia. Seis dias após a rendição dos confederados, Lincoln foi assassinado pelo ator John Wilkes Booth, até nesta situação trágica foi pioneiro por ser o primeiro presidente americano a ser assassinado. Lincoln é considerado pelos americanos como um dos três maiores presidentes da história americana. Lincoln nunca foi a favor de guerras, mas teve que liderar seu povo no maior conflito de sua história, sua insistência em manter seus princípios lhe custou a vida, mas não antes de livrar sua nação do inferno da guerra, tinha ideias avançada para o seu tempo, de um estado voltado para o povo e de um povo que tivesse orgulho de se doar a seu país. Lincoln foi antes de tudo um grande líder, valorizou todo o povo americano mesmo os revoltosos, queria uma nação unida, felizmente para ele conseguiu antes de sua morte.


Nelson Rolihlahla Mandela – Nasceu em Mvezo África do Sul em 18 de julho de 1918, advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul, de 1994 à 1999. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Passou 27 anos na prisão inicialmente em Robben Island, depois em Pollsmoor e por fim em Victor Verster. Houve um lobby internacional por sua libertação o que ocorreu em 1990 em época de crescente guerra civil. Em 2013 foi revelado que agentes da CIA americana ajudaram a localizar e prender Nelson Mandela em 1962. Lutou por 67 anos como advogado pelos direitos humanos, motivo de sua prisão em um regime de segregação racial, a ONU em sua homenagem instituiu o dia de seu nascimento (18 de Julho) como o dia internacional de Nelson Mandela. Morreu aos 95 anos em 5 de dezembro de 2013 na capital Joannesburgo. Mais de noventa chefes de Estado estiveram presentes em seu funeral. Os estado Unidos se fez representar pelo Presidente de então Barack Obama e 3 outros ex presdientes (Bill Clinto, Jimmy Carter e George W. Bush) o Brasil por sua vez também foi representado por sua presidenta Dilma Roussef e 4 outros ex-presidentes (Lula, Fernando Henrique, Collor e Sarney).Nelson Mandela foi um líder rebelde de resistência pacífica contra o apartheid que foi instituído em 1948 e durou praticamente até o dia de sua libertação, reconstruiu um país devastado pelo preconceito, ajudou a criar um sentimento de nacionalismo onde só havia guerra, uniu brancos e negros em prol de uma África do Sul livre e democrática. Seu exemplo de liderança e pacifismo compara-se a Gandhi e Martin Luther King Jr.


Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes – nasceu em 12 de novembro de 1746, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar, ativista político. Atuou nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, é conhecido como mártir da Inconfidência Mineira. Patrono cívico do Brasil, das policias militares dos estados e herói nacional. Mesmo após a independência do Brasil, o país continuou sendo uma monarquia; neto e bisneto de D. Maria I assumiram a condição de imperadores, D. Maria I que era a principal rival de Tiradentes quando buscava a independência, ressaltando-se que ela foi quem assinou a sentença de morte de Tiradentes. Foi com o advento da republica que sua imagem buscou assemelhar-se a de cristo, morrendo por um ideal maior, salvar a todos do jugo de Portugal, tendo uma morte horrível com enforcamento e esquartejamento, seu traidor Joaquim Silvério dos Reis como seu Judas pessoal, além da barba que o tornaria a figura messiânica de que precisavam os republicanos. A Inconfidência é um episódio obscuro da nossa história, os inconfidentes buscavam a república, não só a independência, nem chegaram a tentar o apoio popular, foram traídos por um dos seus, Joaquim Silvério dos Reis. Tiradentes, em que pese sua imagem ter sido mudada para agradar aos fervorosos religiosos da época, foi um homem de coragem que lutou contra a subserviência de um povo colonizado, dominado e massacrado. Levantou-se contra todos e pagou praticamente sozinho pela ousadia. Morreu em 21 de abril de 1792, enforcado e esquartejado, seu sonho somente seria realizado quase 100 anos depois com a proclamação da República por Deodoro da Fonseca.Tiradentes, o primeiro mártir da independência e da República.


Alberto Santos Dummont – nasceu em 20 de julho de 1873 em Palmira, Minas Gerais, esta cidade foi rebatizada em 1889 com o nome do inventor. Projetou construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis à gasolina. Nos Estados Unidos todos acreditam que os irmãos Wright que voaram no Flyer, foram os inventores do avião e na maior parte do mundo acredita-se nisto o voo foi realizado em 1903, na França o crédito é dado a Clement Adler que voou em 1890, num voo militar sigiloso que veio a público muito mais tarde; com Santos Dummont que voou na própria França com o 14 Bis, o voo foi público, marcado e bem sucedido, mas a honra da invenção do avião a Santos Dummont é concedida apenas pelos brasileiros. A ele também é atribuído a invenção do relógio de pulso, segundo a história, Santos Dummont não conseguia ver as horas porque estava sempre com as mãos ocupadas quando dirigia o avião, então encomendou um relógio que pudesse estar colado ao seu pulso, não obstante a história ser favorável a Santos Dummont, a princesa de Nápoles Carolina Murat teria encomendado um relógio de pulso de Abraham Louis Bréguet em 1810, outra história interessante fala sobre a invenção pela empresa Patek Phillipe no fim do século XIX .Santos Dummont mudou o mundo com sua aeronave, nunca imaginou que um dia o seu invento seria usado em guerras e contendas, mas hoje nossa vida é muito facilitada por sua invenção, grandes extensões são percorridas em horas e ás vezes em minutos, a casa de Santos Dummont está aberta a visitação no Rio de Janeiro. Santos Dummont foi o maior e mais famoso inventor do Brasil.


Ruy Barbosa de Oliveira – nasceu em 05 de novembro de 1849 em Salvador Bahia, se destacou como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo um dos organizadores da República e coautor da primeira constituição republicana junto com Prudente de Morais (3º presidente da República, 1º civil). Atuou na defesa do federalismo, abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda da República. Exerceu cargos políticos inclusive se candidatando a presidente da república em duas oportunidades. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e da qual foi presidente de 1908 a 1919. Defendeu o princípio da igualdade dos estados em Haia nos Países Baixos, isto lhe rendeu o apelidado de Águia de Haia. Perto do final da vida foi indicado a um cargo de muito prestígio, juiz da corte internacional de Haia, mas recusou-se a assumir tal cargo. Ruy Barbosa é uma figura nobre do Brasil, o maior intelectual de nossa história, brilhante orador, advogado, político, foi uma pena para o país não ter sido presidente, mas tenho certeza que muitos presidente passarão em branco, enquanto Ruy Barbosa sempre será lembrado, pela sua atuação nas diversas áreas sempre de forma destacada, Ruy Barbosa é o homem que colocou o Brasil no mapa da intelectualidade.


Arthur Antunes Coimbra – nascido em 03 de março 1953 no Rio de Janeiro, excepcional jogador de futebol, atuava como meia no glorioso Flamengo dos anos 80, time que conquistou todos os títulos importantes do futebol, atuou pela seleção brasileira nas copas de 1978, 1982 e 1986 (quando estava contundido), autor de belíssimos gols, principalmente de falta, Zico no Maracanã era garantia de festa rubro-negra. Autor de um polêmico gol anulado na Copa do Mundo de 1978 pela seleção brasileira quando o juiz da partida acabou o jogo após a cobrança de escanteio com a bola no ar, Zico havia concluído a jogada e marcado o gol, mas não valia mais nada. Cobrador do pênalti mais importante da Copa de 1986, quando entrou no jogo contra a França e desperdiçou o pênalti que levaria o Brasil às semifinais do torneio. Em 1982, com Júnior, Falcão, Sócrates e grande elenco protagonizou uma das maiores seleções brasileiras de todos os tempos, com fama de pé frio e injustiçado pelos brasileiros, foi ao Japão onde implantou o futebol naquelas terras, continuou com sua genialidade a marcar gols bonitos e quando abandonou o futebol foi exemplarmente homenageado como nunca foi no Brasil, depois disso tornou-se treinador, dono de time o CFZ (Clube de Futebol do Zico), treinou o Japão em Copa do Mundo, não teve tanto destaque quanto quando era jogador. Zico ainda hoje é o maio cobrador de faltas dos últimos anos, muitos surgiram depois dele, mas nenhum com a mesma genialidade, era um jogador completo, tinha o drible, o passe, cobrava faltas, escanteios e colocava abola onde queria. A única conquista que Zico não teve foi a Copa do Mundo, mas deu um título mundial ao Flamengo, até hoje o único da história, ele está marcado no coração dos brasileiros por jogar o que chamávamos de futebol arte, coisa difícil de se ver nos dias de hoje. Zico o maestro do futebol brasileiro.

quinta-feira, maio 08, 2014

O que você Mudaria? IV

- Obrigado Cirilo, boas histórias para serem discutidas aqui no último bloco do Sentido da Vida, Franklin, considerações iniciais e depois a análise de cada história.
- Então Cassiano, vamos lá, as histórias são ótimas, dá para fazer uma boa análise sobre elas. Vamos começar pela Brigitte que disse firmemente que não devemos mudar o nosso passado, pois segundo sua experiência isto não seria bom para ninguém. Apesar de ser um pouco enigmática, a nossa telespectadora Brigitte tem toda razão, mesmo que pudéssemos e realmente não podemos, alterar o passado alteraria a pessoa que você é hoje, tenham certeza que se tivesse entrado à esquerda ao invés de à direita, talvez toda a sua história daquele segundo em diante poderia ser alterada pelos mais variados motivos que eu levaria uns cinco programas para explicar. Passando para a história do Creonte, esta é uma história que podemos chamar de imaturidade. Saber o momento certo de ter um filho é quase como saber os números da sena, eu conheço casais que sonhavam em ter um filho, que era o que mais desejavam, se prepararam tanto para ter a criança que eu, mesmo como psiquiatra imaginava que tinha tudo para dar certo, tamanho o amor que demonstravam àquele filho que nem havia nascido. A idade deles era acima de trinta anos, então também eram experientes. Acontece que após o nascimento tudo mudou e toda aquela força e aquele amor foram minando, minando até que foi destruído e quando o garoto tinha 7 anos ambos foram fazer terapia comigo e diziam que queriam fugir daquela situação que reputavam como absurda. Eu disse tudo isto para lembrar que não há como não relativizar como seria a vida do Creonte se tivesse assumido a filha, na verdade o fato de ele ter perdido o crescimento dela pode dar a ele uma capacidade de amar que não teria se tivesse passado todos os anos com sua filha, é sempre importante lembrar que quando se quer mudar as atitudes do o passado deve -se deixar de lado toda a mágoa e todas as experiências relativas a isto; aí sim poderemos construir um novo futuro. Sobre a Fabiana e a cirurgia plástica com as sequelas, podemos dizer que a análise é praticamente a mesma, para a sorte dela hoje quase não há o que não se possa fazer em relação a cirurgia plástica, portanto o erro pode ser consertado, o fato de ela ter ou não ter feito a cirurgia é um tanto quanto irrelevante, pois se não tivesse feito, talvez estivesse se martirizando por não ter feito, porque há uma outra coisa a se pensar e se tivesse dado certo. Talvez a melhor coisa que deveria fazer era procurar referências, conversar com pessoas que já fizeram cirurgias com ele, nada melhor do que a prevenção. Garanto para vocês que uma decisão como esta não pode ser tomada intempestivamente, deve ser analisada e principalmente discutida com todos os seus amigos e familiares, além da investigação já citada por mim anteriormente.
- Bem Franklin, acho que só faltou a sua análise em relação a minha história.
- Puxa, bem lembrado Cassiano. Veja Cassiano, apesar de ter sido uma oportunidade única, ela que foi aproveitada pelo Leopoldo Huracán, você fez a escolha certa, sabe por que? Veja bem, se você se atrasa mais de uma hora, pois o prêmio era algo em torno disso não era?
- Foi, mais ou menos 2:00 horas.
- Então, se você chegasse duas horas atrasado para pegar a sua namorada e ela não tivesse aguentado esperar, talvez a sua vida teria sido mudada para sempre, pois sem saber da informação que o voo atrasaria você arriscaria o seu relacionamento que naquela oportunidade era a coisa mais importante que existia para você, além de tudo apesar de não ter apresentado o prêmio você hoje tem o seu próprio programa provando que não houve um prejuízo tão grande assim.
- Valeu, Franklin, você praticamente resolveu o meu problema com arrependimentos. E com esta última análise de Franklin Barbosa, nosso psicólogo e psiquiatra, encerramos o programa “Sentido da Vida” sobre a questão “Se você pudesse voltar ao passado o que você mudaria?” Quero lembrar que um telespectador se ofereceu para ajudar a Fabiana no problema com a plástica, como disse antes vamos acompanhar todo o procedimento e traremos os resultados nos próximos programas. Obrigado ao Cirilo, a todos os que participaram do programa, obrigado a você telespectador pelo carinho da audiência, lembrando que vem aí “A Liga de Heróis Brasileiros” você irá se surpreender com poder deste pessoal. TV Âmbar você em primeiro lugar. Nos encontraremos na semana que vem com o tema “Vida produtiva ou Ócio Criativo.” Uma boa noite para todos e até lá.


FIM

quinta-feira, maio 01, 2014

Um Conto Recontado VII

Chegando em casa:
- Felicity, tem certeza que essa é a nossa casa?
- Eu estou começando a achar que você não é a minha mãe.
- Mas não sou mesmo.
- Sabe o que eu quis dizer.
- Não sei não.
- O que aconteceu você perdeu a memória, tudo parece novidade para você e como estou fazendo psicologia, sei que a surpresa é genuína, então, ou você perdeu a memória ou não é a minha mãe.
- Vamos conversar lá dentro minha filha.
Em uma sala enorme com TV de mais de 50 polegadas, paredes de vidro e fina mobília:
- Mãe eu gravei para você aquele programa que você adora. – diz isto e liga a TV.
A chamada do programa:
“ - TV ÂMBAR, ‘Você em primeiro lugar’.
- Saci, Caipora, Curupira, Besouro, Mara e Parmênides...’Liga de Heróis Brasileiros’ em breve aqui na sua TV ÂMBAR.
- Voltamos a apresentar ‘Sentido da Vida’ com Cassiano Guerrero.
- Voltamos com o programa ‘Sentido da Vida’...”
Felicity vai para cozinha e prepara uma comida para a mãe.
- Felicity, que TV é esta?
- A TV ÂMBA?, Está brincando, né?
- Não, nunca ouvi falar nesta TV.
- Não é possível você é sócia desta TV desde a Fundação dela.
- É mesmo e quando foi isto?
- A cerca de cinco anos, ah meu Deus, minha mãe tem Alzheimer.
Depois de assistir ao programa:
- Felicity eu a vi.
- Quem?
- A Brigitte.
- Brigitte? Amiga nova?
- Não.
- Onde você a viu?
- Aqui na TV no programa do Cassiano.
- Tudo bem, quem é Brigitte?
- Se eu te contar você não vai acreditar.
- Tenta, já ouvi tanta história maluca, esta não será a primeira nem a última.
Uma longa e detalhada explicação depois:
- Deixa eu ver se eu entendi. Você veio de uma dimensão ´paralela, onde era casada com um sujeito, já tinha sido casada antes quando teve 2 filhos e a terceira filha se chamava Felicity e esta filha não sou eu.
- É Mais ou menos isto.
- E quem te proporcionou isto foi esta tal Brigitte.
- É parece que você entendeu.
--- Bem eu achei que você estivesse desmemoriada, mas parece estar maluca, acho que tenho que te levar para o hospital de novo.
- Felicity, não; é verdade, tudo o que eu te disse, eu não tenho a menor ideia do que ocorreu comigo nos últimos anos. Só sei o que aconteceu comigo até os 15 anos.
- Mas então é aquela doença da memória seletiva.
- Não, toda a minha lembrança é da minha outra existência está aqui na minha cabeça.
- Tudo bem, eu não quero discutir isto,na verdade, acredito em você, mesmo que não seja verdade você acredita que é então vamos supor que seja verdade, deve estar cheia de dúvidas, pode perguntar e eu responderei.
- De quem é esta casa?
- É sua.
- Não pode ser, eu morava em um apartamento.
- Pois nesta vida você mora nesta casa.
- Há quanto tempo.?
- Há cerca de dez anos.
- Como posso ter tido dinheiro para comprar uma mansão deste porte.
- Porque você é a artista plástica mais conceituada do país.
- Tá brincando?
- Não, e tem mais você é famosa internacionalmente, você expôs no Louvre e em outros grandes Museus do mundo ministrou palestras sobre Arte e Pintura, cumprimentou presidentes e reis e até almoçou e jantou com eles.
- Não é possível.!
- Vejo que a sua vida paralela não era assim, você parece muito surpresa.
- E estou sempre sonhei em ser artista plástica, mas achei que me daria melhor na área odontológica.
- Na verdade você faz isto nas horas vagas, como não precisa de dinheiro ajuda as pessoas menos favorecidas nos mutirões médicos.
- Desde quando sou formada em Odontologia?
- Na mesma época em que fundou a TV Âmbar junto com um tal Fábio Dubois.
- Preciso encontrar a Brigitte.
- A sua outra vida é tão melhor assim para que queira voltar para ela.
- Na verdade Felicity, não é não, mas não sei se posso ficar, tenho medo de gostar daqui e em algum momento ser puxada de volta para a minha própria vida e aí sim terei muito a perder, preciso ter certeza de que posso escolher ficar ou ir embora.
Continua