Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 07, 2016

Coleção Os Dez Maiores Nomes da Humanidade

Segundo Flávia Trevisan

1. - GALILEU GALILEI
2. - ALEXANDER FLEMMING
3. - PAPA FRANCISCO I
4. - MARIE CURIE
5. - WILLEM EINTHOVEN
6. - TOM JOBIM
7. - ZILDA ARNS
8 - NELSON ROLIHLAHLA MANDELA
9. - HENRY FORD
10. - CLEÓPATRA


1. - GALILEU GALILEI – Nascido em 15 de fevereiro de 1564 em Pisa – foi cientista, físico, pesquisador, enunciou o princípio da inércia, melhorou o telescópio retrator, descobriu quatro dos satélites de Júpiter e os anéis de Saturno, defendeu o sistema heliocêntrico. Perseguido pela igreja foi obrigado a negar a própria ideia do sistema heliocêntrico, ideia inicial de Kepler, sob pena de fogueira, diante deste fato disse uma célebre frase: “Não existe um asno perfeito, a burrice não tem fim”. Mas mesmo assim negou publicamente a sua teoria depois de amargar algum tempo de prisão pela inquisição, defendia a teoria de que a terra era redonda. Sabedoria, arrojo, prudência e não ter medo de experimentar são todas as qualidades que devem ter um cientista, assim surgem os inventos e a melhoria da sociedade, Galileu tem todas estas qualidades, era, indubitavelmente, um homem a frente de seu tempo, por isto é um dos maiores contribuintes do crescimento e das conquistas da humanidade.

2. - ALEXANDER FLEMMING - Escocês de nascimento, Nobel de filosofia e Medicina em 1945, Alexander Fleming até hoje ainda é o maior responsável pela sobrevida da maioria dos seres humanos ao descobrir a penicilina, um poderoso antibiótico extraído do fungo Penicillium notatum principalmente encontrado no bolor do pão (também descobriu uma proteína antimicrobiana chamada Lisozima) mas Alexander Fleming é um grande ser humano por não ter patenteado sua descoberta achava-a importante demais para ficar restrita, achou que a difusão do medicamento seria mais rápida sem essa bobagens burocráticas. Como médica, não posso deixar de considerar uma das pessoas mais importantes da humanidade.

3. - PAPA FRANCISCO I – Jorge Mario Bergoglio nascido em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, ele é o 266º papa da história da Igreja Católica, Pioneiro de várias formas, primeiro papa latino-americano, também primeiro do hemisfério sul e evidentemente o primeiro a usar o nome Francisco que lhe coube bem, já que é o papa mais humilde da história, saiu na capa da Times como homem do ano em 2013. Usa transporte coletivo, não frequenta restaurantes, gosta de música clássica, literatura e é torcedor do San Lourençode Almagro da Argentina. Publicou vários livros Há anos não tenho um modelo de chefe religioso tão notório como o atual Papa. Sem perder o tradicionalismo que a Igreja Católica carrega, ele tem conseguido modernizar doutrinas e de certa forma, até alguns dogmas.

4. - MARIA SALOMEA SKŁODOWSKA depois de casada tornou-se MARIE SKŁODOWSKA CURIE - foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Nasceu em Varsóvia no dia 07 de novembro de 1867, , no então Reino da Polônia, parte do Império Russo. Estudou na Universidade Floating, em Varsóvia, onde começou seu treino científico. Em 1891, aos 24 anos, seguiu sua irmã mais velha, Bronislawa, para estudar em Paris, cidade na qual conquistou seus diplomas e desenvolveu seu futuro trabalho científico. Em 1903, Marie dividiu o Nobel de Física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel. A cientista também foi laureada com o Nobel de Química em 1911. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prémio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prêmios Nobel. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. As conquistas de Marie incluem a teoria da radioatividade (termo que ela mesma cunhou), técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Sob a direção dela foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Durante a Primeira Guerra Mundial, fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade. Marie Curie ensinou suas duas filhas a falar em polonês e as levou em viagens para a Polônia. Nomeou o primeiro elemento químico que descobriu de polônio, em homenagem ao seu país de origem. Marie Curie morreu aos 66 anos, em 1934, em um sanatório em Sancellemoz, na França, por conta de uma leucemia causada pela exposição a radiação ao carregar testes de rádio em seus bolsos durante a pesquisa e ao longo de seu serviço na Primeira Guerra, quando montou unidades móveis de raio-X. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris. As descobertas de Marie Curie mudaram o mundo.

5. - WILLEM EINTHOVEN - nasceu em 21 de maio de 1860 em Semarang em Java nas Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia). Em 1885, Einthoven recebeu um diploma de medicina da Universidade de Utrecht neste mesmo ano descobriu o mecanismo do electrocardiograma em 1885. Tornou-se professor da Universidade de Leiden em 1886. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1924. Einthoven faleceu 28 de setembro de 1927 e está sepultado no cemitério da Igreja Reformada, em Oegstgeest, na província da Holanda do Sul. Dr. Einthoven revolucionou a história da medicina com a invenção do eletrocardiograma, um grande nome que deve ser sempre lembrado quando alguém é diagnosticado com a ajuda da sua invenção.

6. - ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM – Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (na época Distrito Federal), em 25 de janeiro de 1927, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil. Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York, em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: Garota de Ipanema. Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de “clássicos” produzidos por Tom é impressionante: Samba do Avião, Só Danço Samba (com Vinícius), Ela é Carioca (com Vinícius), O Morro Não Tem Vez, Inútil Paisagem (com Aloysio), Vivo Sonhando. Nos Estados Unidos gravou discos (o primeiro individual foi The Composer of Desafinado, Plays, de 1965), participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music. Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a "Garota de Ipanema". O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom (The Girl From Ipanema, How Insensitive, Dindi, Quiet Night of Quiet Stars) e composições americanas, como I Concentrate On You, de Cole Porter. Tom Jobim morreu em Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994.Posso dizer apenas que ouvir suas canções pode fazer você entender o grande impacto que ele teve na humanidade.

7. - ZILDA ARNS NEUMANN - foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira, nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Santa Catarina. Era irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, Em 1953, começou a estudar medicina, na UFPR, no mesmo ano ela começou a cuidar de crianças menores de um ano. Na época, Zilda se impressionou com a grande quantidade de crianças internadas com doenças de fácil prevenção, como diarreia e desidratação. Graduou-se em medicina pela UFPR em 1959, aprofundou-se em saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada pelo Governo do Estado do Paraná a coordenar a campanha de vacinação Sabin, para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória, criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde. No mesmo ano, foi também convidada a dirigir o Departamento Materno-Infantil da Secretaria da Saúde do mesmo Estado, quando então instituiu com extraordinário sucesso os programas de planejamento familiar, prevenção do câncer ginecológico, saúde escolar e aleitamento materno. Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil , que, à época, era Arcebispo de Londrina. No mesmo ano, deu início à experiência a partir de um projeto-piloto em Florestópolis. Após vinte e cinco anos, a pastoral acompanhou 1.816.261 crianças menores de seis anos e 1.407.743 de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros. Neste período, mais de 261.962 voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social. Para multiplicar o saber e a solidariedade, foram criados três instrumentos, utilizados a cada mês:Visita domiciliar às famílias; Dia do Peso, também chamado de Dia da Celebração da Vida e a Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão. Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho realizado desde a sua fundação. Em 2012, numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17ª maior brasileira de todos os tempos. Formada na mesma Universidade que anos depois pude estudar. Mudou a humanidade com projetos de prevenção de mortalidade infantil. Salvou muitas vidas com medidas sanitárias básicas. Zilda Arns foi um exemplo de ser humano, deveria ser matéria de escola onde se aprenderia a ser solidário e a pensar em termos de sociedade e não apenas no individual.

8 - NELSON ROLIHLAHLA MANDELA - nasceu em Mvezo no dia 18 de julho de 1918, foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" (Pai), aos 23 anos foi para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica. Mandela passou 27 anos na prisão - inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país. Em dezembro de 2013, foi revelado pelo The New York Times que a CIA americana foi a força decisiva para a prisão de Mandela em 1962, quando agentes americanos foram empregados para auxiliar as forças de segurança da África do Sul e para localizá-lo. Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. Mandela foi uma figura controversa durante grande parte da sua vida. Denunciado como sendo um terrorista comunista por seus críticos, ele acabou sendo aclamado internacionalmente por seu ativismo e recebeu mais de 250 prêmios e condecorações, incluindo o Nobel da Paz em 1993, Presidential Medal of Freedom dos Estados Unidos e a Ordem de Lenin da União Soviética. Seus críticos apontam seus traços egocêntricos e o fato de seu governo ter sido amigo de ditadores simpáticos ao Congresso Nacional Africano (CNA). Em sua vida privada, enfrentou dramas pessoais, mas permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país. Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo". Nelson Mandela foi um lutador, revolucionário, os direitos humanos e a igualdade de direitos racial teve na figura de Nelson Mandela o seu maior defensor.

9. - HENRY FORD – Nasceu em Springwells no dia 30 de julho de 1863, foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros "Minha filosofia de indústria" e "Minha vida e minha obra", e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150 000 (em valores da época), de 12 sócios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época. A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em 1914. O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente. Henry Ford faleceu em Dearborn em 7 de abril de 1947. Encontra-se sepultado no Cemitério Woodlawn, Detroit, Condado de Wayne em Michigan nos Estados Unidos. A contribuição de Henry Ford para a humanidade é flagrante, além criar a produção em larga escala, criou a idei de metas a produção de “X” carros em “Y” dias; também o fato pagar os seus funcionários que, segundo ele, aumentando o poder de compra criaria um movimento econômico cíclico, ideia que deveria ser adotada por empresários e políticos contemporâneos.

10. - CLEÓPATRA THEA FILOPATOR em grego: Κλεοπάτρα Φιλοπάτωρ, - nasceu em 69 a.C. em Alexandria foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da Macedônia. Era filha de Ptolemeu XII. O nome "Cleópatra" significa "glória do pai", "Thea" significa "deusa" e "Filopator" "amada por seu pai". A numeração das rainhas do Egito varia conforme o historiador. Por exemplo, E. R. Bevan a numera como Cleópatra VI. Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas. Foi retirada do pó der por seu irmão de se casar com ele como de costume, mas um ato falho de seu irmão a trouxe de volta com a ajuda de Júlio César. Cleópatra foi a rainha mais famosa do Egito em uma época em que as mulheres tinha pouca ou nenhuma importância, mas a civilização egípcia sempre a frente do seu tempo foi agraciada pela sua sabedoria e capacidade estratégica, foi uma grande representante da luta feminina pela igualdade somente por ocupar este cargo de destaque.