Total de visualizações de página

sexta-feira, março 12, 2010

Pusilânime

Gonçalves nunca foi um brigão, ao contrário de seus colegas de escola, era da paz, religioso, acreditava que tudo poderia ser resolvido com uma boa conversa, mesmo assim ficou conhecido como Beterraba pois sua cara estava sempre vermelha de sangue. Seus pais não sabiam mais o que fazer, reclamavam na escola, ameaçavam os pais dos brigões, chegaram até a entrar com um processo por lesões corporais e até ganharam o processo, mas o beterraba continuava passando pelos mesmos problemas. Então Narciso, resolveu ajudar Beterraba:
- Você é que é o beterraba?
- Olha a minha semana já está cheia, segunda o Valmir vai me bater, terça tem o Julião, quarta o Polaco, quinta o Jorge Fernando e Sexta o Ricardo, se vc quiser posso encaixar um horário para você na semana que vem, menos na quarta porque eu com certeza estarei no hospital para me recuperar dos ferimentos.
- Puxa você é um cara organizado em, mas não foi para isto que eu vim aqui, eu quero ajudá-lo.
- Será que estou sonhando? Um fortão que não quer me bater? Minhas preces foram ouvidas.
- Certo, cansei de ver estes idiotas abusarem de você.
- Você vai ser meu guarda-costas?
- Não, vou ensiná-lo a se defender.
- Claro que vai. Você não entende, né? Eu sou um covarde, pusilânime se preferir, não tenho a menor condição de enfrentar quem quer que seja, se o meu pai grita comigo, tenho que trocar de calça, você deve saber o porquê.
- É, eu imagino, acha que há algum motivo para isto, você teve algum trauma que evita que você reaja diante do perigo?
- Você é psicólogo?
- Não, eu só quero ajudar, mas se não quiser, tenho mais o que fazer.- e vai saindo.
- Não, espera, você tem algum plano?
- Tenho sim, como o tempo voa, a primeira coisa que você tem aprender é a não ter medo.
- E como eu faço isto? Tomo algum remédio?
- Não, você precisa aprender a olhar nos olhos, olhe nos meus olhos.
Assim, Narciso mostra a Gonçalves que através dos olhos pode-se antecipar movimentos e que isto poderia lhe dar alguma vantagem, na hora de uma luta corpo a corpo, depois Narciso ensina alguns movimentos de esquiva e a sempre eficiente rasteira. Mas mesmo assim, na luta do dia, Gonçalves volta ensanguentado:
- O que houve Gonçalves?
- Acho que fiquei nervoso e esqueci todos os movimentos.
- Ao menos você conseguiu olhar nos olhos dele, num primeiro momento sim, depois que levei a primeira comecei a ver tudo embaçado.
No outro dia, Narciso leva Gonçalves a um local de treinamento e faz com que ele aprenda a dar socos, nos treinos parece um aluno exemplar, como diria o velho Neném Prancha, "treino é treino e jogo é jogo", assim novamente a situação se repete e assim foi durante a semana, apesar de parecer um caso perdido, Narciso continua com a sua "Capela Sistina" chamou para si a responsabilidade e teve uma grande idéia:
- Qual a coisa que você mais odeia?
- Não sei, acho que não odeio nada.
- Então está na hora de você odiar, por acaso você não odeia as pessoas que te batem?
- Não, sei que são tolos e eu os perdoo por isto.
- Cara, você é um cara difícl de ensinar, vamos fazer o seguinte: ...
Esta luta é entre Juvenal e Gonçalves, Juvenal bate o pé e assusta Gonçalves, após investe contra ele pela direita, Gonçalves dá um passo para trás e soco de Juvenal passa no vazio, desta vez quem investe é Gonçalves para a surpresa de Juvenal e acertá-lhe o queixo, Juvenal vai ao chão e Gonçalves acorda do seu sonho:
- Será que eu consigo fazer isto.
Mais tarde Gonçalves espera por Juvenal e ele não aparece, Gonçalves se sente estranho finalmente se livrou de uma surra, mas não entende o que está acontecendo ele vai para casa e quando chega, sua mãe também fica surpresa:
- Ué, você não apanhou hoje?
- Pois é o Juvenal deve ter tido outro compromisso, estou até preocupado, é a primeira vez que ele falta em meses.
O telefone toca, depois de atender, a mãe de Gonçalves diz:
- O Juvenal está nos Hospital.
- Vamos para lá então, mãe.
- Sabe, Gonçalves você é um garoto estranho, este rapaz te bate há anos e você ainda quer vê-lo no hospital, acho que você já tem a sua vocação; Secretário-Geral da Onu.
No hospital:
- Juvenal, o que houve?
- Eu não sei, estava indo encontrar você para a nossa briga semanal e senti uma forte dor no queixo e quando acordei estava no hospital.
- Sério Juvenal, engraçado você falar nisto porque eu sonhei que tinha acertado você no queixo.
- Tá brincando?
- Não.
A história se espalhou e ninguém teve coragem de lutar com o "garoto bruxo". Gonçalves achava que "Garoto bruxo" era muito melhor que "Beterraba".
O que realmente aconteceu? Narciso se escondeu atrás de um muro de esquina e desferiu um soco em Juvenal assim que ele passou, a ação foi tão rápida que Juvenal nem percebeu de onde veio o soco, Narciso nem imaginava que Gonçalves havia tido o sonho; eles haviam combinado de que Narciso ficaria dando as dicas num local escondido perto da luta para facilitar as investidas de Gonçalves, mas deixou o caso ficar mítico afinal é muito difícil mudar um pusilânime.

Nenhum comentário: