Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 12, 2011

Vultos Históricos do Paraná: Visconde de Nácar

Manuel Antônio Guimarães, o Barão e Visconde de Nacar - nascido em 15 de fevereiro de 1813, em Paranaguá, filho de Maria da Luz e do Capitão Joaquim Antônio Guimarães, Visconde de Nácar foi vice-presidente da província do Paraná no século XIX, também assumiu a presidência em 1873 e 1877, precedido por Adolfo Lamenha Lins, teve outros cargos públicos como vereador da comarca de Paranaguá, deputado da assembléia provincial de São Paulo, juiz municipal de Paranaguá, delegado de polícia, comandante superior da Guarda Nacional e após a emancipação,foi deputado na Assembléia Provincial do Paraná. Entre 1850 e 1889 foi líder do Partido Conservador; foi um dos maiores comerciantes exportadores de erva-mate do Paraná e proprietário da maior casa importadora do estado.

Como curiosidade, o Visconde de Nacar foi testemunha ocular da luta entre a fortaleza de Paranaguá (Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres) e o vapor inglês "HMS Cormorant" no dia 1° de julho de 1850, entrando para a história como o "Incidente de Paranaguá". Nesta ocasião o navio inglês enfrentou navios brasileiros que eram acusados de "navios negreiros", a fortaleza atingiu o navio inglês de forma que tivessem que fazer reparos em alto-mar, a coroa inglesa exigiu reparação, o império brasileiro assim o fez e a questão foi encerrada.

Em 21 de julho de 1876 foi agraciado com o título de Barão e em 1880 com o de Visconde, isso tudo após já ter recebido o Hábito de Cristo e ter sido comendador e dignitário da Ordem da Rosa e cavaleiro imperial da Ordem do Cruzeiro. Morreu em 16 de agosto de 1893 em Paranaguá.

Nenhum comentário: