Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Coleção Os 10 Maiores Nomes

Segundo João de Barros Filho

01 - Zilda Arns
02 - Hugo de Souza Vieira
03 - Monteiro Lobato
04 - Santos Dumont
05 - Aleijadinho
06 - Paulo Leminski
07 - Cândido Portinari
08 - Ney Braga
09 - Raul Seixas
10 - Garrincha

Zilda Arns Neumann - Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, esta catarinense de nascimento foi fundadora da Pastoral da Criança que salvou milhares de crianças da desnutrição, também foi fundadora da Pastoral do Idoso. Formada em Medicina pela UFPR, especializou-se em Pediatria e Sanitarismo, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, coordenou a campanha da vacinação contra a poliomielite em 1980 a convite do governo do Estado do Paraná. Zilda Arns concorreu ao Prêmio Nobel da Paz em 2006, mas infelizmente não foi agraciada, anteriormente a Pastoral da criança havia sido indicada pelo governo brasileiro ao Prêmio Nobel da Paz em 2001, 2002, 2003 e 2005. Zilda Arns morreu em 2010 em missão humanitária, vítima de terremoto ocorrido no país em que estava o Haiti.

Hugo de Souza Vieira - Curitibano, funcionário público de carreira, é formada em Administração de Empresas pela FESP, escritor; tem um livro publicado pela Editora Juruá chamado "As Aventuras de Catherine"; mantém um blog na internet com histórias, contos, opiniões e crônicas desde 2006, Casado com Maria de Fátima Bergas professora da rede municipal de Curitiba; a melhor característica de Hugo é a solidariedade sempre buscando disseminar o conhecimento a todos o que puder alcançar. Grande conhecedor religioso e filosófico, sempre tem uma palavra de esclarecimento a quem busca sabedoria. Bem humorado e trabalhador, em seus 35 anos de vida arrebanhou alguns admiradores, entre eles este que vos fala.

José Bento Renato Monteiro Lobato - Natural de Taubaté, grande escritor de literatura infanto-juvenil, dentro seus maiores sucessos "O sítio do Picapau Amarelo", embalou várias gerações de crianças, jovens e adultos, principalmente quando produzido pela TV nos anos 80 e 2000. Entre os anos 20 e 40 publicou dezenas de obras, a mais famosa para adultos foi Urupês, outro de seus personagens que ganhou fama foi o Jeca Tatu. Sua grande facilidade em produzir obras literárias o transformou num dos escritores mais lidos do século, sua obra permanece contemporânea apesar de datar de mais de meio século atrás.

Alberto Santos Dumont - Aviador , o primeiro oficialmente. Há muito controvérsia quanto a invenção do Avião, para os americanos foi os Irmãos Wright que o inventaram, para os franceses, por incrível que pareça, foi Clément Ader. Santos Dumont com certeza inventou o dirigível. Ele sobrevoou Paris com o 14 BIS com todos os registros necessários em 12 de novembro de 1906. Muitos atribuem a ele a invenção do relógio de pulso, mas a informação não procede, ele apenas o popularizou quem confeccionou pela primeira vez o relógio pulso foi o relojoeiro Abraham Louis Bréguet.

Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho nasceu em Ouro Preto, toda a sua obra permanece como lenda e é cheia de controvérsia, dados de sua vida são retirados de sua biografia escrita por Rodrigo José Ferreira Bretas em 1858, 44 anos depois de sua morte, suas principais obras são: Os doze profetas, retábulos de São João e Nossa Senhora da Piedade para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, castiçais para o santuário de Bom Jesus de Matosinhos e dezenas de outras obras feitas entre 1752 e 1829.

Paulo Leminski Filho - Curitibano, poeta, professor, tradutor e faixa-preta de judô, autor de muitas obras em prosa, poesia, traduções e composições em parcerias, tinha um jeito próprio de fazer poesia utilizando principalmente haicais. Foi estudioso da língua e cultura japonesa. Sua obra literária exerceu grande influência em todos os movimentos poéticos dos últimos vinte anos.

Cândido Torquato Portinari - é natural de Brodowski estado de São Paulo se notabilizou pelas artes plásticas, pintou quase cinco mil obras "O Lavrador de Café" e "Guerra e Paz" são exemplos de sua obra. Foi o pintor brasileiro a atingir maior projeção internacional. Em suas obras, o pintor conseguia retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximava-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público.

Ney Aminthas de Barros Braga - Lapeano de nascimento, foi prefeito de Curitiba, Deputado Estadual, Senador e Governador do Paraná, foi Ministro da Agricultura, da Educação e Presidente da Itaipu Binacional. Venceu as primeiras eleições diretas para prefeito de Curitiba em 1954. Assinou a lei que criou o Mercado Municipal de Curitiba em 1955, foi senador eleito pela Arena em 1968. Ney Braga não deixou sucessores políticos mas foi considerado o principal formador de lideranças políticas no estado do Paraná. É comum ouvir a expressão "braguismo" para se referir a um grupo político e intelectual ligado ao modelo desenvolvimentista e cristão que se desenvolveu em torno de sua autêntica liderança.

Raul Santos Seixas - Soteropolitano de nascimento, cantor, compositor e poeta brasileiro, fundador da sociedade alternativa, lançou 21 discos em 26 anos de carreira em parceria com Paulo Coelho, fez grandes composições que marcaram a histórica do rock nacional. Sua grandes composições: Guita, Metamorfose Ambulante, Eu nasci há 10 mil anos atrás e muitas outras. Raul Seixas figurou em 19º numa lista feita pela revista Rolling Stones dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira.

Manoel dos Santos, o Mané Garrincha - foi um grande futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. A FIFA o elegeu o segundo melhor jogador da história do futebol. Também é o maior driblador da história do futebol mundial, muitos livros foram escritos a seu respeito, algumas lendas foram criadas, afinal naquela época não havia muitos registros televisivos sobre os jogos de futebol. Dizem que em uma oportunidade todos os jogadores brigaram entre si durante uma partida de futebol e somente Garrincha não tomou partido esperando a contenda terminar; em outra oportunidade mandou a bola para lateral para que um adversário fosse atendido em campo; em outra ocasião teria driblado o time todo do Vasco o goleiro e depois não tocou para fazer o gol, mas voltou para o seu próprio campo driblou os próprios companheiros de time fez um gol por cobertura no próprio goleiro, este gol foi aplaudido de pé por todo estádio Maracanã que estava com a sua lotação esgotada.

Nenhum comentário: