Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 08, 2011

Vultos Históricos do Paraná - Balthazar Carrasco dos Reis

Nascido em São Paulo em 1617, Balthazar era um bandeirante que foi um dos fundadores de Curitiba, era filho de Miguel Garcia Carrasco, este era um fidalgo de origem espanhola que foi um dos signatários da aclamacao de Amamor Bueno da Ribeira, como rei do Brasil, como Amador se recusara, este fato adiou a independência do Brasil em 181 anos. Recebeu por carta em 29 de junho de 1661, assinada por Salvador Corrêa de Sá e Benavides, uma Sesmaria de terras na localidade de Mariguy (Barigüi) onde já morava por vários anos, localizada na Villa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Possuia grandes extensões de terra nos Campos Gerais de Curitiba, no litoral paranaense e na Villa de Sant'Anna de Parnahyba.Sua assinatura consta na ata de fundação da cidade de Curitiba. A origem da família Carrasco, provém do lugar de origem da família em Carrascal - Espanha. Segundo a Obra Clássica de Francisco Negrão publicada em 1926: "Genealogia Paranaense" às seguintes famílias: Andrade, Soares e Seixas, juntamente à do capitão Matheus Martins Leme se entrelaçaram por meio de casamento com a de Balthazar Carrasco dos Reis, formando uma grande prole, à partir de seus 8 filhos, e é tido como um dos povoadores de Curitiba, sendo que seus descendentes formaram a elite política do estado com membros ainda dominantes nos dias de hoje. Nomes famosos de sua descendência:
Padre Diogo Antônio Feijó - Regente do Império.
Victor Ferreira do Amaral e Silva - Médico, Vice-presidente do estado, fundador e primeiro reitor da Universidade do Paraná, conta-se que trouxe a primeira bola de futebol juntamente com as regras do esporte em formato de livro.
Sargento-mor Ignácio Lustoza de Andrade - Militar e político em Curitiba e Paranaguá.
Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá - Advogado, presidente provincial e ministro do Império.
Caetano Munhoz da Rocha - médico e Presidente de Estado.
Bento Munhoz da Rocha Neto - Engenheiro e Governador do Estado.
Affonso Alves de Camargo Netto - Engenheiro Civil, Vice-governador, Senador, Ministro e Deputado Federal que morreu em 24 de março de 2011.

Nenhum comentário: