Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Nadia Comăneci - A Pequena Notável

Nadia Elena Comăneci nasceu em Onesti na Romênia em 1961, filha de Gheorghe Comăneci e Stefania Alexandrina, tem uma irmã chamada Adrian, seu nome vem do diminutivo russo para Nadiejda que significa esperança. Quebrou 4 sofás de mola em sua casa quando criança porque adorava saltar. Béla Karolyi reparou Nadia quando a mesma brincava de ginasta no pátio da escola com uma amiga, aproximou-se para falar com as garotas, mas o sinal tocou e elas sumiram, inconformado foi de sala em sala em busca das duas garotas, na terceira tentativa as encontrou e convenceu-as a fazer o teste para o treinamento. Nadia andou sobre a trave, a maioria das crianças tinha medo, e cumpriu os requisitos pra iniciar os treinamentos aos 6 anos de idade. Passou a treinar 6 dias por semana 4 horas por dia para aprimorar os movimentos. Sua primeira competição foi o Campeonato Nacional Romeno no qual ficou em 13º lugar, estava com 7 anos. No ano seguinte conquistou sua primeira medalha de ouro no mesmo campeonato. Em 1971, veio a primeira competição internacional, na qual conquistou primeiro lugar individual e contribuiu muito para a vitória por equipe. Em 1973 Nadia conquistou o Torneio da Amizade Júnior, no salto sobre o cavalo e nas barras assimétricas.

Após muitas conquistas já com 14 anos chegou as Olimpíadas de Montreal no Canadá em 1976, na qual participou das 6 finais em 6 possíveis. A jovem realizou uma rotina tão arrojada nas barras assimétricas que, após a análise dos árbitros, recebeu o 10 perfeito, coisa que não havia ocorrido até então, tanto é verdade que os placares não estavam preparados para exibir tal nota e acabou por exibir o 1.OO, nota inexplicável para o público, mas logo depois totalmente compreendida. Nadia havia conseguido isto na classificatória. No dia seguinte na final por equipes mais duas notas dez, na trave e novamente nas barras assimétricas, apesar das notas de Nadia a Romênia ficou em segundo lugar, a equipe foi superada pela União Soviética de Ludmila Tourischeva. Em 21 de julho, na final do concurso geral, tirou mais 2 notas 10 na trave e nas barras assimétricas conquistando a medalha de ouro na competição. Em 23 de julho, conseguiu mais duas notas 10 em suas especialidades trave e paralelas, resultado, mais duas medalhas de ouro. Na ginástica de solo terminou em 3º lugar. Nadia foi a atleta mais jovem a vencer o evento, feito que não poderá ser igualado pois a novas determinam que a atleta deva ter pelo menos 16 anos, anteriormente era quatorze, o sistema de notas também mudou aumentando em muito o grau de dificuldade.

Ganhou vários prêmios e homenagens em sua vida, colocou a Romênia no mapa do esporte, até mesmo o Líder Comunista Nicolae Ceauşescu concedeu a Nadia a honraria de heroína do trabalho socialista. Nadia é um ídolo do esporte, comparável a Pelé, Ayrton Senna, Michael Jordan, Tiger Woods, Mark Spitz e outros grandes nomes do esporte. Nadia foi escolhidas uma das 100 mulheres mais importantes do século XX. A grandiosa Nadia conquistou o mundo com técnica, perícia e disciplina, ainda um arquétipo para meninas iniciantes na modalidade.


Nenhum comentário: