Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 08, 2014

O que você Mudaria? IV

- Obrigado Cirilo, boas histórias para serem discutidas aqui no último bloco do Sentido da Vida, Franklin, considerações iniciais e depois a análise de cada história.
- Então Cassiano, vamos lá, as histórias são ótimas, dá para fazer uma boa análise sobre elas. Vamos começar pela Brigitte que disse firmemente que não devemos mudar o nosso passado, pois segundo sua experiência isto não seria bom para ninguém. Apesar de ser um pouco enigmática, a nossa telespectadora Brigitte tem toda razão, mesmo que pudéssemos e realmente não podemos, alterar o passado alteraria a pessoa que você é hoje, tenham certeza que se tivesse entrado à esquerda ao invés de à direita, talvez toda a sua história daquele segundo em diante poderia ser alterada pelos mais variados motivos que eu levaria uns cinco programas para explicar. Passando para a história do Creonte, esta é uma história que podemos chamar de imaturidade. Saber o momento certo de ter um filho é quase como saber os números da sena, eu conheço casais que sonhavam em ter um filho, que era o que mais desejavam, se prepararam tanto para ter a criança que eu, mesmo como psiquiatra imaginava que tinha tudo para dar certo, tamanho o amor que demonstravam àquele filho que nem havia nascido. A idade deles era acima de trinta anos, então também eram experientes. Acontece que após o nascimento tudo mudou e toda aquela força e aquele amor foram minando, minando até que foi destruído e quando o garoto tinha 7 anos ambos foram fazer terapia comigo e diziam que queriam fugir daquela situação que reputavam como absurda. Eu disse tudo isto para lembrar que não há como não relativizar como seria a vida do Creonte se tivesse assumido a filha, na verdade o fato de ele ter perdido o crescimento dela pode dar a ele uma capacidade de amar que não teria se tivesse passado todos os anos com sua filha, é sempre importante lembrar que quando se quer mudar as atitudes do o passado deve -se deixar de lado toda a mágoa e todas as experiências relativas a isto; aí sim poderemos construir um novo futuro. Sobre a Fabiana e a cirurgia plástica com as sequelas, podemos dizer que a análise é praticamente a mesma, para a sorte dela hoje quase não há o que não se possa fazer em relação a cirurgia plástica, portanto o erro pode ser consertado, o fato de ela ter ou não ter feito a cirurgia é um tanto quanto irrelevante, pois se não tivesse feito, talvez estivesse se martirizando por não ter feito, porque há uma outra coisa a se pensar e se tivesse dado certo. Talvez a melhor coisa que deveria fazer era procurar referências, conversar com pessoas que já fizeram cirurgias com ele, nada melhor do que a prevenção. Garanto para vocês que uma decisão como esta não pode ser tomada intempestivamente, deve ser analisada e principalmente discutida com todos os seus amigos e familiares, além da investigação já citada por mim anteriormente.
- Bem Franklin, acho que só faltou a sua análise em relação a minha história.
- Puxa, bem lembrado Cassiano. Veja Cassiano, apesar de ter sido uma oportunidade única, ela que foi aproveitada pelo Leopoldo Huracán, você fez a escolha certa, sabe por que? Veja bem, se você se atrasa mais de uma hora, pois o prêmio era algo em torno disso não era?
- Foi, mais ou menos 2:00 horas.
- Então, se você chegasse duas horas atrasado para pegar a sua namorada e ela não tivesse aguentado esperar, talvez a sua vida teria sido mudada para sempre, pois sem saber da informação que o voo atrasaria você arriscaria o seu relacionamento que naquela oportunidade era a coisa mais importante que existia para você, além de tudo apesar de não ter apresentado o prêmio você hoje tem o seu próprio programa provando que não houve um prejuízo tão grande assim.
- Valeu, Franklin, você praticamente resolveu o meu problema com arrependimentos. E com esta última análise de Franklin Barbosa, nosso psicólogo e psiquiatra, encerramos o programa “Sentido da Vida” sobre a questão “Se você pudesse voltar ao passado o que você mudaria?” Quero lembrar que um telespectador se ofereceu para ajudar a Fabiana no problema com a plástica, como disse antes vamos acompanhar todo o procedimento e traremos os resultados nos próximos programas. Obrigado ao Cirilo, a todos os que participaram do programa, obrigado a você telespectador pelo carinho da audiência, lembrando que vem aí “A Liga de Heróis Brasileiros” você irá se surpreender com poder deste pessoal. TV Âmbar você em primeiro lugar. Nos encontraremos na semana que vem com o tema “Vida produtiva ou Ócio Criativo.” Uma boa noite para todos e até lá.


FIM

Nenhum comentário: