Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Fatos e Compreensões Parte 2

- O que eu queria saber, é como você sabia que eu tinha o dom e também como o despertou em mim? Eu sempre achei que eu era uma trapaceira mesmo.
- Sabe Luka, tem uma profecia na nossa tribo guarani que diz: “A mulher que vir o homem de fogo salvará a tribo da extinção”.
- Homem de fogo, eu o vi, quem é ele?
- Não sei ao certo, foi a primeira vez que o viu?
- Sim.
- Talvez, Lua Prateada possa responder a sua pergunta.
- Quem é esta?
- É a filha do cacique, como você, ela também enxerga longe, talvez possam esclarecer as dúvidas uma da outra.
- É quem sabe?
Horas depois, já na tribo:
- Lua Prateada, conheça Luka.
- Luka, a mulher da minha visão como a encontrou Taquara de Flauta?
- Foi difícil, mas agora ela está aí?
- Taquara de Flauta?
- É que antes de ir para a cidade este era o meu nome, eu mudei para não chamar atenção desnecessária a minha pessoa.
- Entendo.
E as videntes entram em uma das ocas para conversar:
- Como pretende salvar a tribo?
- Do que a tribo precisa ser salva?
- Taquara de Flauta não contou, não é?
- Não, (risos) desculpe Lua Prateada, mas é muito engraçado ouvir o outro nome do Geraldo.
- Na verdade, ele quer sair da tribo, não entendo porque ele ainda está aqui, quase não o reconhecemos, agora vive sempre de roupa, e está contaminado com os costumes do homem branco, realmente ele não é mais o Taquara de Flauta.
- Voltando a minha pergunta, do que a tribo precisa ser salva?
- É meio difícil de explicar e talvez você até nem acredite, mas, você notou que há um totem, quando você chegou a aldeia?
- Sim, é bem alto, deve ter dado muito trabalho.
- É, foram cerca de cinco anos de um trabalho incansável de nossos ancestrais, mas devido a negligência dos descendentes, o totem não foi devidamente honrado.
- Honrado, como assim?
- Como deve saber o totem costuma representar Tupã ou um de seus auxiliares, se eles não são honrados ou venerados, Tupã desperta de sua ira e vem destruir a tribo, há muitos anos que nossos irmãos indígenas sequer acreditam nesta tradição, até que o mês passado começou a acontecer...
- E o que aconteceu.
- O totem se enfureceu e a cada dia amanhecia em um lugar diferente, até o dia que o meu pai o viu andar e perguntar sobre os seus adoradores, meu pai muito aterrorizado não pode responder, por isto foi seqüestrado pelo totem.
- Quem o viu ser levado?
- Lírio do Rio o viu ser levado.
- Este índio é de confiança?
- Sim, era o braço direito do meu pai, também ficou aterrorizado, foi então que eu tive uma visão de você chegando na tribo e salvando a todos, antes que sejamos dizimados, de acordo com a profecia, a cada dia será levado um, até que a tribo se acabe.
- Quantos já foram levados?
- 15, somos em 60.
- Nesta sua visão, você tem idéia do que eu teria que fazer para evitar estes seqüestros?
- Sim, primeiro você teria uma visão do homem de fogo depois teria que conversar com o totem e convencê-lo de que ainda tem adoradores aqui.
- E tem?
- É claro.
- Mas quantos?
- Não sei, talvez uns cinco ou mais.
- Já imaginou que alguém pode estar tirando proveito das crenças de vocês e seqüestrando estas pessoas para amedrontar vocês.
- A nossa tribo é isolada demais para isto, e confiamos uns nos outros, por isto a nossa tribo durou tanto tempo.
- Não sei se vou poder ajudar, mas vou tentar conversar com este totem.
Nesta mesma noite, todos já estão em suas ocas e Luka olha para o totem descrente do que de fato aconteceria, exatamente as 11:53 da noite, o totem se mexe e começa a caminhar:
- Senhor totem - grita Luka, tentando disfarçar o seu medo.- Podemos conversar?
Ele responde, mas em uma língua ininteligível, neste momento aparece Taquara de Flauta que o responde na sua língua; desta conversa entre os dois, Luka fica sem saber o que acontece:
- O que ele está falando, Geraldo?
- Ele diz que só pode falar, porque você está aqui, ele te reconhece, diz que já a viu em outras vidas.
- É mesmo, diga-lhe que não me lembro, mas que quero tentar negociar para resolver os seqüestros que foram promovidos por ele.
Geraldo traduz, uma breve pausa; e o totem chega bem perto de Luka e responde com um arsenal de palavras, Geraldo vai traduzindo simultaneamente:
- Ele diz que os seqüestros não ocorreram de fato que eles estão apenas congelados em seus instantes e que assim que a exigência de Tupã for cumprida tudo voltará ao normal.
- E qual exigência é esta Geraldo?
- Tupã deseja falar com você a sós e pessoalmente.
- Tá brincando, não tá?
- Não, é o que diz o totem, ele pergunta, se pode marcar o encontro entre vocês?
- Eu posso me recusar?
- Pode, mas aí não haverá salvação para a tribo.
- Diga para ele o seguinte: que eu preciso de dois dias para pensar e depois disso darei a resposta e enquanto isto, chega de seqüestros.
- Ele concorda e diz que é justo, você tem dois dias.
O totem retorna ao seu lugar e novamente fica imóvel.
Continua

Nenhum comentário: