Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Conselheiro

Cansei de dar conselhos, principalmente porque ninguém realmente os leva a sério ou quando os levam, usam só para destruir, ou modificam-no para prejudicar, sou muito sincero, mas às vezes gostaria de não ser, já provoquei guerras, separações, mágoas e todo tipo de coisa, só por querer ajudar, uma vez me perguntaram, o que você achou do meu cabelo, ficou bom com a nova cor; eu disse ficou horrível, estava melhor antes. Obviamente o impacto desta resposta, deixou a pessoa insegura e ela nunca mais pintou o cabelo. Achamos que o que dizemos não produz nenhum impacto, mas existem muitas pessoas suscetíveis as nossas opiniões; demorou para eu perceber o quão destrutivo pode ser minha sinceridade. Em outra oportunidade fui a uma pizzaria e vi uma pizza com uma pequena imperfeição, aconselhei o pizzaiolo a cortar o pedaço queimado e vender a pizza assim mesmo e a partir daquele momento a pizzaria começou a vender pizzas faltando um pedaço, pode uma coisa destas, era só para tirar aquele pedaço. É muito engraçado como as pessoas pedem a sua opinião somente para brigar, jogam assuntos polêmicos no ar para que você dê a sua opinião e quando você a dá, a pessoa cria uma opinião contrária só para brigar. Hoje já não sou tão voluntarioso, guardo um pouco mais as opiniões para mim, afinal as pessoas precisam ter suas liberdades de tomar decisões por si só. Raramente tomo partido, ou se tomo são apenas pensamentos internos que não chegam a deixar o meu cérebro, ora todos tem o direito de sofrer e tomar decisões e saber se o seus sofrimentos são aceitáveis. A vida é mais do que aquilo que a gente acha. Muitas vezes não conseguimos enxergar o meio termo, que podem evitam batalhas, guerras e mágoas desnecessárias. A sabedoria pode trazer responsabilidades acima daquela que podemos suportar, não devemos ser covardes, mas é preciso mais coragem para não dizer a verdade do que para inventar uma boa mentira. As pessoas sempre me perguntam se devem ou não se separar, procurar outros cônjuges ou viverem sozinhas mesmo estando velhas demais para isto. Tenho tentado fugir desta responsabilidade, mas na verdade, as pessoas não estão mais preparadas para conviver, enjoam muito facilmente umas das outras, não têm humildade para aceitar as opiniões alheias. Ora ninguém precisa sofrer com uma relação destrutiva, mas um pouquinho de paciência não faz mal a ninguém. Ninguém suporta um ano de mau humor, mas deveria suportar uma semana, é normal todos somos assim, mas no primeiro percalço já querem desistir, já começam a preferir a colega de serviço que tem bunda grande, ou o verdureiro musculoso que passa todo dia vendendo couve-flor. Incoerência de ambas as partes, aí quando se fala a verdade ganha-se a alcunha de mal educado, de ranzinza ou pessimista. Vida de conselheiro é como a de árbitro de futebol, dá-se alegria a uns e tristeza a outras, mas no fim todos te chamam de filho de uma égua.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não têm humildade para aceitar as opiniões alheias. (Perfeita essa frase.)

Concordo plenamente com o que disse acima, pessoas pedem conselhos para que alguém lhe dê motivo para arranjar "intriga".

E acho extremamente importante a pessoa ter sua própria liberdade, afinal serão elas que irão tomar a decisão final, pedem conselhos apenas para se "revoltar".

Muito bom Hugo.

Abraços, Eduardo.