Total de visualizações de página

segunda-feira, julho 13, 2009

Dinheiro não traz felicidade!

Mesmo nos dias de hoje, em que as pessoas parecem felizes ao estar com uma quantidade invejável de dinheiro, ainda concordo com a velha máxima "dinheiro não traz felicidade". Mesmo porque, a partir do momento que você começa a ganhar dinheiro, suas responsabilidades aumentam em relação a sociedade; os olhos das pessoas vão crescendo; a inveja e a cobiça vão saltando aos olhos das pessoas ao seu redor. Explicando a questão da responsabilidade: uma vez que começa a lhe sobrar dinheiro, as pessoas que não tem condições sequer de comer poderiam ser ajudadas por vocês, mas ao contrário você não ajuda e aí se torna uma pessoa egoísta. Mesmo que não seja a sua índole, as pessoas começam a te taxar de egoísta, ao passo que se não tivesse dinheiro isto não aconteceria, com certeza você seria taxado de coitado. Alcunhas à parte, o fato é: dinheiro acima do necessário pode te trazer preocupações desnecessárias, tais como: onde guardá-lo? No banco, no colchão, em imóveis, em carros, em faculdades, etc. Muito diriam, eu saberia onde gastar o dinheiro, mas isto porque não têm, se tivessem estariam na mesma situação. Outro problema, devo ajudar ou não os meus familiares? Antes de responder esta pergunta é necessário ter bem claro. Por que eu consegui e ele não? Porque eu estudei e ele não? Porque eu batalhei e ele não? Se estas questões estiverem devidamente sanadas e não causarem nenhuma mágoa em você, com certeza você deve ajudar, às vezes foi uma questão de oportunidade e assim vendo o esforço de seu familiar você se sinta à vontade para ajudá-lo; por outro lado se ele for preguiçoso, mal agradecido e um sanguessuga, você também tem todo o direito de não ajudar, apesar de saber que sua atitude não será entendida e que talvez uma parte da família te afaste de seu convívio por uma decisão obviamente justa. Estas questões não existiriam se não houvesse dinheiro sobrando. Por incrível que pareça a falta de dinheiro desperta o melhor das pessoas e o dinheiro fácil desperta o pior. Então o que fazer? Não devo ganhar dinheiro? Sim é lógico que deve, a nossa vida é focada nisto, mas se você não estiver preparado para a avalanche de responsabilidades que advirão com o seu excesso, é melhor nem ganhá-lo, pois tudo na vida tem seu preço, inclusive o dinheiro.
A felicidade não está no dinheiro, está nos tesouros que não passam: amor, talento, inteligência, misericórdia, compaixão, etc. Importante ressaltar o dinheiro tem a sua importância, mas não toda a importância.

Um comentário:

Unknown disse...

O dinheiro infelizmente é algo necessário nos dias de hoje, mais muitas pessoas se deixam levar pelo egoísmo.
Esquecem dos conceitos básicos, como você mesmo disse, algo mais importante: o amor, a compaixão, misercórdia, entre tantos outros que são esquecidos, por estas pessoas.
Vejo muita pessoas achando que se conseguirem dinheiro, consegue amor, felicidade, paz.
Isto nem aqui nem em qualquer outro lugar.

Perfeita colocação "QUANTO MAIS DINHEIRO, MAIS RESPONSABILIDADE!"

É de se pensar.

Parabéns Hugo!

Abraço.