Total de visualizações de página

terça-feira, dezembro 08, 2009

Coisas que acontecem no Brasil

Complexo de Vira-lata: Aqui, neste país, há uma mania difícil de ser mudada, uma valorização absurda do que é de origem estrangeira e também uma desvalorização do que é nacional. Este pensamento já ocorre há muito tempo, recentemente ocorreu um evento isolado no Estádio Couto Pereira em Curitiba, um evento lamentável que deixou mais de uma dezena de pessoas feridas, apesar de isto não ser constante, algumas pessoas já temiam pela Copa do Mundo de 2014 e também, aproveitando-se disso, a imprensa mundial já disse em alto e bom som, que: "É neste país que ocorrerá a Copa do Mundo de 2014". Vamos aos fatos: Não é privilégio nem de Curitiba e nem de nosso país ocorrências como estas, basta lembrar que os Estados Unidos já foi alvo de ataques terroristas e incidentes em plena organização de Jogos Olímpicos e de Copa do Mundo, basta lembrar do caso do parque centenário em Atlanta 1996 ou o atentado terrorista na vila olímpica em Munique também concomitante com a realização dos Jogos Olímpicos. A grande verdade é que no Brasil tudo toma proporções apocalípticas quando se faz comparações com o resto do mundo e na verdade somos todos humanos e temos basicamente os mesmos problemas, alguns em maior proporção, outros em menor.

Valorização do que é deplorável: Uma moça de nome Geyse é expulsa de uma universidade por se comportar de maneira reprovável em relação a maneira de se vestir, sem entrar no mérito do que é certo ou errado quanto a isto, o país inteiro ficou sabendo deste fato que ocorre simplesmente todos os dias, em universidades, escolas, cinemas, repartições públicas e, por algum motivo, este caso se tornou nacional e a imprensa, com grande parcela de culpa, transformou Geyse em um ícone, para alguns, uma mártir da luta pelo direito a se vestir como quiser. Como se não bastasse, ele ganhou uma participação especial em uma programa da maior emissora de sinal aberto do país e ainda obteve um convite de uma escola de samba para desfilar no próximo carnaval e quem saiu de ruim na história foi a universidade que teve que voltar atrás na expulsão de Geyse e ter o bom nome da instituição ligado a escândalo que não faz o menor sentido.

Oportunidades para incapazes: Longe de querer ser preconceituoso, mas no nosso país qualquer pessoa pode se candidatar a qualquer cargo público, sem o menor preparo, então o sujeito vai ser vereador, prefeito, deputado, governador, presidente sem sequer saber quais são as atribuições do cargo, coisa que ocorre com a grande maioria dos eleitores também. Assim, o país, de maneira geral, fica nas mãos de pessoas despreparadas para legislar e se preocupando tão-somente com o seus próprios bolsos, ou tendo iniciativas absurdas como homenagens infindáveis a pessoas das cidades quando, em muitas oportunidades, os cidadões não tem nem água encanada em suas casas. A preocupação com a quantidade de pombos e como exterminá-los de uma maneira ecológica. O que eu quero dizer é que está de na hora de prepararmos nossos políticos para os seus cargos ou no mínimos externar quais são as verdadeiras atribuições destes cargos para que os seus ocupantes não se tornem ridículos diante da sociedade. Ainda sobre o mesmo tema, temos o caso do maldito Big Brother, que sequer tem um nome em português, do qual se extrai pessoas sem o menor gabarito para se tornarem atores de TV, quando temos artistas de rua 100 vezes melhores que não têm nenhuma oportunidade de participar deste rol de celebridades efêmeras.
Que o atual técnico da seleção brasileira me perdoe, mas a forma como ele foi conduzido ao cargo está totalmente errada e é completamente absurda, apesar do seu grande e incontestável desempenho, muitos técnicos profissionais que estão há anos trabalhando e esperando uma oportunidade na seleção são deixados de lado, sequer são avaliados ou submetidos a uma eleição popular, não importa a fórmula, mas os cargos deveriam ser conseguidos através de algum mérito e não por indicaçao de um ou outro.

Então caros leitores quero mostrar a vocês que o nosso país pode ser muito melhor do que é, desde que não deixemos que estas figuras ou fatos absurdos se tornem maiores do que realmente são. Assim como o dinheiro tem o seu relativo valor devemos dar a proporção correta aos acontecimentos deste país.

Nenhum comentário: