Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 30, 2009

A arte de descansar





Quando se pensa em descanso, logo se vem à mente preguiça, é importante diferenciar uma palavra da outra, também uma pode ser consequência da outra. A preguiça está presente quando o sujeito precisa fazer algo importante para sua saúde, educação, subsistência, segurança, etc. e apesar da necessidade, urgência e alguns casos emergência, o sujeito declina de sua responsabilidade e fica de braços cruzados esperando que alguém faça isto por ele. O descanso é diferente, todos necessitamos dele para ter uma vida saudável. Não é preguiça você deixar de estudar nas férias, ao contrário, é uma necessidade; apesar de uma continuidade de estudos manter o cérebro ativo, o excesso pode fundi-lo, assim como ocorre com o motor de um carro que é muito usado.

Em contrapartida o que é excesso para uns pode ser descanso para outros. Não se ouve muito falar, mas há casos de pessoas que descansam trabalhando, lendo, fazendo o serviço da casa ou até cozinhando. Então qual é este limite entre o descanso e a preguiça? Como saber o que é necessário para se descansar? O conceito de descanso é pessoal. Descansar é a abstinência de uma atividade estressante, por isto podemos descansar fazendo outras atividades, um empresário pode descansar distribuindo sopas nas ruas, um policial militar pode descansar dando palestras a meninos e adolescentes evitando que entrem na criminalidade.

E, por óbvio, há o descanso comum que todos compartilham ou deveriam compartilhar, ou seja, as viagens em família, a ausência do local (cidade, estado ou país) de trabalho; segundo o Jô Soares, se a pessoa não se ausentar do seu local de trabalho, não consegue se desligar do mesmo e assim o cérebro não tem aquele respiro tão necessário há uma mente sã. Como os seres humanos são peculiarmente diferentes, cabe a cada um achar o seu jeito de descansar, sem cair na armadilha da preguiça, o nosso mundo cada vez mais acelerado é um convite a loucura desenfreada da atividade contínua, mas o homem sábio domina a arte de descansar.

Nenhum comentário: