Total de visualizações de página

sábado, janeiro 29, 2011

10 grandes personalidades

Segundo Maria de Fátima Bergas (esposa)

Segue a listagem dos 10 mais:
- Raquel de Queiroz
- Chico Xavier
- Pelé
- Beatles
- Santos Dumont
- Lula
- Bill Gates
- Charlie Chaplin
- Karol Woytila
- Glaci Zancon

Motivos:
Raquel de Queiroz nasceu em Fortaleza no início do século 20, tem um parentesco distante com José de Alencar, a sua bisavó era prima dele, em 1927 consegue sua primeira publicação no jornal “O Ceará” sob o pseudônimo de Rita de Queluz. Em 1930, face a suspeita de Tuberculose escreve “O Quinze” seu primeiro romance. Em 1957 recebe o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra. Em 1977, vencendo um jurista, torna-se a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras. Pela sua grande obra literária e por ser a primeira mulher a trajar o fardão da Academia, Raquel de Queiroz merece toda a minha reverência.

Francisco de Paula Cândido nome de batismo alterado para Francisco Cândido Xavier em abril de 1966, nasceu em Pedro Leopoldo em Minas Gerais, já com 4 anos dava os primeiros sinais de mediunidade ao afirmar que ouvia pessoas que ninguém mais conseguia ver, que conversavam ao seu redor; psicografou centenas de livros, prejudicou a sua visão ante ao trabalho árdua da escrita. Chico Xavier é a referência religiosa do espiritismo, em 1981 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, mas infelizmente não foi agraciado, Chico Xavier morreu no dia da conquista do Pentacampeonato Mundial de Futebol pela seleção brasileira assim como havia solicitado aos espíritos que seu passamento fosse ofuscado por um grande evento, segundo testemunhas no momento de seu passamento uma luz fina e quase imperceptível invadiu o seu quarto e minutos depois desapareceu, ninguém soube explicar o fenômeno.

Edison Arantes do Nascimento - Seu nome é uma homenagem declarada a Thomas Alva Edison, inventor do início do século 20, o apelido de Pelé veio de um goleiro que jogava no time de seu pai que era conhecido como bilé, por gostar muito deste goleiro, seus amigos acabarem chamando ele assim, também por dificuldade de pronúncia, alguns não conseguiam dizer e digamos que o apelido virou Pelé na consagração pelo uso. Pelé jogou no Bauru Atlético Clube depois se transferiu para o Santos onde ganhou notoriedade internacional, Pelé foi levado a Copa do Mundo de 1958 por Vicente Feola, um homem de muita visão, escalou-o e deu este presente ao mundo. Pelé se notabilizou por parar uma Guerra na África em 1969, formou-se em Educação Física em 1974; quando fez o milésimo gol dedicou às crianças de todo o Brasil, dando um alerta ao governo que elas estavam se perdendo; foi ministro dos esportes nos anos 90, a expressão gol de placa surgiu por causa de Pelé. Pelé é o brasileiro mais famoso do mundo, muito homenageado principalmente na África, com nomes de meninos, ganhou dezenas de prêmios e reconhecimentos de melhor do mundo no futebol, também um grande ativista em obras assistenciais, sempre que pode participa de eventos para obras de caridade.

Beatles - A maior banda de todos os tempos, Ringo, George, Paul e John, durante quase uma década dominaram as preferências adolescentes dos anos 60, vestidos de bons moços, sequer conseguiam cantar suas canções ante o barulho e o frenesi das fãs em seus shows, em uma entrevista confessaram que em determinados shows apenas moviam os lábios por não conseguirem ouvir o que cantavam. O que torna “Os Beatles” os maiores de todos os tempos é a inquestionável longevidade de suas canções, já com dois deles falecidos suas canções rendem milhares de dólares em direitos autorais e alguns de seus álbuns ainda são referência na indústria fonográfica, quem consegue batê-los em vendas tem futuro neste ramo.

Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira Minas Gerais, é considerado o inventor do dirigível, avião e ultraleve, há um polêmica quanto a invenção do avião, pois os americanos conhecidos como Wright teriam feito um projeto anteriormente e apesar de ser ensinado como verdade nos lares americanos, as provas são fracas, são apenas desenhos sem nenhum registro histórico, Santos Dumont realizou um voo em frente a Torre Eiffell em Paris, com filmagem e tudo e manteve o 14 bis em voo por alguns minutos e apesar de todo o material de prova o mundo considera os irmãos Wright inventores do avião menos na França onde o inventor do avião seria Clément Ader. Santos Dumont mudou a historia do mundo ao realizar um antigo sonho da humanidade que era o de voar.


Luís Inácio Lula da Silva - É de Caetés no Pernambuco, metalúrgico, sindicalista, Presidente da República, confessou em seu discurso de posse que era o primeiro diploma que recebia em sua vida, foi muito questionado por seu suposto analfabetismo. Lula enfrentou cinco pleitos eleitorais de candidatura a presidência para vencer o último, ultrapassou Rui Barbosa em tentativas, pois o mesmo tentou 4 vezes; Lula tinha um discurso socialista e em alguns momentos comunista, perdeu uma eleição porque foi espalhado o boato de que mudaria a bandeira do país, Foi considerado o homem do ano pelas publicações internacionais “Le Monde” e “El País”. Como presidente teve porcentagens altíssimas de aprovação, algumas vezes superando 70%; será candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2011; foi considerado o campeão mundial de combate a desnutrição pela ONU. Lula 35º Presidente do Brasil, um homem do povo.

William Henry Gates III - nasceu em Seatle, é conhecido como Bill, ganhou milhões de dólares investindo num nicho de mercado invisível para as outras companhias, ao inventar a interface gráfica, derrubou todas as empresas de informática e alcançou notoriedade muita rapidamente, foi acusado de monopólio em dezenas de oportunidades, quanto a isto dá de ombros, há algum tempo atrás doou 30 milhões de dólares para a caridade, a revista Forbes o considerou uma das 100 pessoas mais importantes do Século.

Charles Spencer Chaplin Jr. - Londrino de nascimento foi famoso na “era de ouro” dos cinema americano, ator, diretor, produtor, dancarino, roteirista e músico, praticamente não houve o que não tivesse sido feito por Chaplin, foi grandioso no cinema mudo, teve dificuldades de adaptação quando incluiram a fala no cinema. Sua melhor atuação em cinema foi em “O Grande Ditador” onde interpreta o controverso Adolf Hitler. Ganhou um Oscar pela trilha sonora por “Luzes da Ribalta” foi indicado em duas categorias por “ Um grande Ditador”. Chaplin mudou a história do cinema estava sempre em busca do novo por isto trabalhou por cerca 75 anos na sétima arte.

Karol Joséf Wojtyla - papa da igreja católica por 27 anos, conhecido como João Paulo II, é superado em pontificado apenas por São Pedro e e Pio IX, Foi um dos líderes mais influentes do Século XX, visitou 129 países em seu pontificado, falava 14 idiomas e sempre foi um defensor do ecumenismo e da paz entre religiões, sofreu um atentado em 13 de maio de 1981, segundo relatos posteriores este teria sido o “3º segredo de Fátima” em 1º de maio de 2011, Karol Wojtyla será beatificado por Bento XVI.

Glaci Terezinha Zancan é natural de São Borja, Rio Grande do Sul, radicada em Curitiba foi professora da Universidade Federal do Paraná, recebeu a comenda Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, prêmio concedida a personalidades brasileiras e internacionais por contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no país. Em 2009 foi instituído um Troféu com o seu nome para homenagear as cientistas e educadoras que contribuíram para o avanço da ciência.

Nenhum comentário: