Total de visualizações de página

domingo, maio 01, 2011

Entrevista Coletiva II

-Estamos de volta com o programa "Entrevista Coletiva" aqui na TV Âmbar, esta noite o nosso entrevistado é o cineasta Jaéder Cordeiro de Araújo, Jaéder, não sei se é a sua primeira vez, você já teve a oportunidade de acompanhar o nosso programa em sua casa?
- Infelizmente, não tive, Mariana.
- Então, preciso lhe informar que neste bloco vamos fazer perguntas dos nossos internautas que acessaram o site do programa, para quem não sabe: voce vai lá no site da tv procure o link do programa e mande perguntas para o nosso entrevistado do dia, então nós temos aqui a Paula de Rio Branco no Acre que quer saber se há algum projeto do cinema para buscar novos talentos no Brasil? Ela que também quer cineasta um dia.
- Olha Paula, aqui no Brasil apesar de ter mudado muito nos últimos tempos, o cinema nacional ainda está em segundo plano, trocando em míudos é muito difícil um filme nacional bater um filme americano, quero citar aqui o grandioso Tropa de Elite que é uma exceção à regra, normalmente pouco se faz para ajudar o cinema, temos as leis de incentivo, a grande participação da Petrobrás no cinema nacional sem a qual estaríamos num terreno de areia movediça, mas a Paula eu digo a você o que sempre digo a todos: nós, cineastas, roteiristas, iluminadores e atores, temos que dar o sangue para realizar as coisas neste país, só digo para ela, não desista de sua arte, mesmo com esta situação adversa, se algum dia eu tiver condições financeiras vou financiar projetos novos no país e espero que a nossa juventude no futuro aprenda a ser como a família americana do cinema que produzem filmes em larga escala e aqueles que dão certo pagam os que não deram só assim poderemos manter uma indústria cinematográfica aqui no Brasil.
- Então não há projetos desta estirpe?
- Infelizmente não.
- Bela resposta Jaéder e vocês políticos que estão acompanhando o programa tá ná hora de fazer um projeto para tornar o nosso cinema cada vez maior, pensem nisso, a cultura de um povo e o principal alicerce da sociedade. Temos aqui uma outra pergunta do Fábio Varela ele é de Pindamonhangaba e pergunta: Jaéder quando você virá a nossa cidade? todos gostam muito de você e gostaríamos que você viesse inaugurar a nossa sala de cinema no próximo dia 25, se você assim o fizer, nós daremos o seu nome a esta sala.
- Puxa, dia 25, olha Fábio, eu vou dar uma olhada na minha sequência de compromissos e com toda certeza se tiver oportunidade estarei presente nesta inauguração sim, mas no mínimo mandarei um representante para prestigiar o evento, afinal iniciativas como esta e que tranformarão o nosso país.
- A Soledad do Rio de Janeiro não manda pergunta mas agradece a você pela sua obra de grandes documentários. Temos aqui o João Vítor do Piauí, lá da sua terra natal, também agradecendo e dizendo que você é o filho mais ilustre da cidade. Agora uma pergunta do Gilberto de Apucarana no Paraná: Jaéder, é verdade que o filme que será lançado "Lavoura das Azeitonas Pretas" foi inspirado no famoso filmes "Tomates Verdes Fritos"?
- Bem, primeiramente agradeço a Soledad do Rio e ao João Vítor do Piauí, quando eu for aí, vou visitar você também João Vítor pode esperar. Quanto ao filme novo,olha, posso dizer que sim, me inspirei neste filme afinal é um filme sobre uma horta de oliveiras que é pano de fundo para a real história, apesar de que o filme "Tomates Verdes Fritos" pouco tem a ver com o título, mas o "azeitonas" podemos dizer que é uma história de opressão em que as pessoas encontram soluções pouco ortodoxas para resolver seus problemas, então em algumas passagens podem lembrar este brilhante filme americano.
- Então vamos a última pergunta dos internautas, olha Jaéder o nosso link está estourando de comentários, muitas mulheres dizem que não concordam com a sua modéstia, algumas até te pedem em casamento, dizem que a sua inteligência supera a falta de beleza física, alguns te convidam para palestras, mas após o programa vamos passar todas as perguntas e comentários para que você possa responder calmamente aos seus fãs, antes da última pergunta, você é casado?
- Sou sim, Mariana. Tento não falar sobre isto para que a imprensa não fique assediando a minha esposa, ela se chama Dorothéia e eu tenho um filha de 4 anos chamada Isadora . Prefiro não dar mais detalhes.
- Tudo bem, um recado a estas mulheres que propõe casamento, ele já está amarrado, última pergunta: Você aceitaria um cargo político, como Ministro da Cultura ou Deputado ou Senador? A pergunta é do Higino Ferreira do Espírito Santo.
- Higino, vou ser o mais direto possível, não é a minha área, sou cineasta e vou morrer cineasta, mas eu sou um cidadão e no momento que eu perceber que a minha contribuição para a humanidade será maior se eu for ministro não pensarei 2 vezes, mas por hora sou apenas Jaéder, o cineasta.
- Então, encerramos mais um bloco do Entrevista Coletiva, voltamos após os comerciais, para mais uma rodada de perguntas e respostas com Jaéder Cordeiro de Araújo, na qual ele vai comentar como foi ganhar um prêmio internacional e participar da cerimônia do Oscar deste ano. Não saiam daí.

Nenhum comentário: