Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 20, 2011

Vultos Históricos do Paraná - Erasto Gaertner

Erasto Gaertner nasceu em Curitiba em 1900, filho de Luiz Gaertner e Dona Maria Tertuliana Fagundes dos Reis Gaertner; concluiu o curso secundário em 1917 e logo após foi nomeado para trabalhar nos Correios e Telégrafos. Em 1920 ingressou na Faculdade de Medicina do Paraná e em 1923 transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formando-se em 1925. Especializou-se em Cirurgia Geral, efetuando o aperfeiçoamento médico em cursos na Europa. Aos 27 anos tornou-se professor da Faculdade de Medicina em Curitiba. Além de professor, foi diretor do Departamento Médico Legal do Paraná e do Leprosário São Roque. Fundou o Instituto de Medicina do Paraná e a Liga Paranaense de Combate ao Câncer. Em 1934 foi eleito deputado estadual, cargo este que ocupou até 1937, quando ocorre o Estado Novo de Getúlio Vargas. Ajudou a fundar a União Democrática Nacional (UDN) e com este partido foi eleito deputado federal em 1945. Ao terminar o mandato na Câmara dos Deputados, ocupou uma das pastas de secretário de estado do governador Bento Munhoz da Rocha Neto foi médico e político.
Em 3 de outubro de 1951, Erasto tornou-se prefeito da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná (tomou posse em 1951) e veio a falecer em pleno mandato, em 1953. Em seu mandato, idealizou o Hospital do Câncer (que atualmente é denominado de Hospital Erasto Gaertner). Outro benefício para a cidade foi a importação, direto da Alemanha, da primeira usina de asfalto da cidade, montada onde hoje fica o Teatro Paiol. Além do hospital, batizado com o seu nome, a antiga Av. Nossa Senhora da Luz (em Curitiba), foi rebatizada para Avenida Professor Erasto Gaertner, em homenagem ao médico e político curitibano. A administração de Erasto Gaertner foi marcada por vários aspectos: pavimentação de importantes vias de acesso, criação do cadastro técnico e fiscal municipal trazendo maior justiça e equilíbrio na cobrança de impostos, iniciativas do campo administrativo e, especialmente, uma grande preocupação social - que o fizeram um dos mais estimados homens públicos que Curitiba conheceu. Tanto é que, quando faleceu, milhares de pessoas passaram pelo salão nobre da antiga Prefeitura, na Praça Generoso Marques, no último adeus, fazendo com que a data de 19 de maio de 1953 fosse de luto e tristeza na cidade que ele tanto amou. Instituiu o Carnaval de Rua em Curitiba e estabeleceu desfiles competitivos a partir de 1952. Tinha espírito carnavalesco (na juventude, formava ao lado de sua esposa, dona Anita, um dos mais animados casais em bailes da cidade). Erasto Gaertner foi um dos Constituintes da carta de 1947 também criou uma granja municipal, estimulou a então Companhia Telefônica Nacional a instalar telefones públicos, criou restaurantes populares e, em 7 de maio de 1952, assinava a Lei 476 que viria disciplinar, atualizar e uniformizar os serviços de transportes coletivos até então sem uma intervenção mais rígida do Executivo Municipal. Em compensação, a primeira estrutura de um Departamento Municipal de Turismo e Propaganda nasceu de seu decreto 578, sancionado em 12 de novembro de 1952 - que, com algumas modificações, seria mantido por mais de 20 anos - e hoje, inclusive na área de turismo, está à espera da tão sonhada reforma administrativa. O setor de turismo nasceu com várias finalidades - entre as quais de fazer um levantamento de capacidade de hospedagem da Capital (que na época era reduzido, o que levaria o sucessor de Gaertner, José Luiz Guerra Rego, a criar mecanismos para a construção de novos hotéis), programar recepções a visitantes ilustres e, especialmente, "programar festividades de Carnaval" - oficializando a festa que, até então, nunca tivera qualquer ajuda oficial.
Erasto Gaertner foi um exemplo de político preocupado com a sociedade, sempre tentando melhorar a qualidade de vida de todos em sua busca incansável da extinção das enfermidades ou pelo menos de atenuar o sofrimento daqueles que foram acometidos por elas, sua figura deve ser sempre lembrada e tornar-se inspiração para os políticos atuais em busca de uma sociedade cada vez mais unida e justa.

Nenhum comentário: