Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 04, 2009

É preciso coragem para mudar

A mudança só ocorre diante de determinados fatores: a pessoa precisa saber para onde vai, ou seja objetivo; a pessoa precisa ter o caminho, ou seja, o projeto; a pessoa precisa ter a oportunidade de ir; mas principalmente a pessoa precisa querer ir e para isto precisa de coragem.
Por mais que se haja reclamações a respeito das próprias vidas, infelizmente o último requisito mencionado é o que mais evita o crescimento, em qualquer que seja a área, da pessoa em si. Vejam só, quantas vezes nos deparamos com pessoas que reclamam da vida, da falta de oportunidade ou da sorte das outras pessoas em detrimento de sua vida pessoal. Mas ao consultarmos os motivos fatalmente encontraremos culpas próprias, muitas vezes ouve-se- "Eu preciso mudar! Eu preciso crescer, Eu preciso ganhar mais dinheiro", mas a bunda continua crescendo no sofá, enquanto não perde um capítulo da novela, ninguém quer se esforçar, ninguém mais quer trabalhar, ninguém mais quer estudar, ninguém mais quer mudar, esperam que as coisas aconteçam sem nenhum planejamento, sem nenhum objetivo e sem nenhuma coragem, a única coragem que estas pessoas tem é de falar mal dos outros ou de amaldiçoar a própria sorte por não ter as mesmas oportunidades que outros que trabalharam, planejaram e tiveram coragem para sair da situação adversa. Vamos dar exemplos para não ficar uma ideia difícil de captar:
- Um homem precisar aprender a jogar gamão, quais seriam os passos, 1º objetivo já sabe qual é: aprender a jogar gamão; caminho: procurar as regras, encontrar um tabuleiro e também um adversário; a oportunidade, pode ser num clube, na sua casa, na casa do amigo ou até mesmo num campeonato e o último transformar tudo isto em realidade, fazer sair do papel, da cabeça ou onde quer que tenha planejado, sem isto este homem jamais aprenderá jogar gamão e sempre vai ficar reclamando da sua má sorte em não conhecer este jogo. Ora, parece tão simples, mas alguns tratam a vida desta forma culpando a todos pelos seus infortúnios, menos a si próprio, pois ninguém tem coragem de dizer o quanto é preguiçoso para realizar determinadas tarefas. Vamos mais longe.
- Uma mulher pensa em abrir um negócio, uma confeitaria vamos supor: Objetivo: confeitaria; caminho: projeto, pesquisa de mercado, um sócio com capital, cursos ou conhecimento da área, preços de fornecedores e possíveis clientes, quantidade de empregados necessários e por aí vai; oportunidade: sede do estabelecimento que deve ser num local vendável, não adianta abrir uma confeitaria no meio da serra, um preço propício dentro do orçamento, um local com pouca ou nehuma concorrência, mas com potencial para vendas, o recebimento de uma grande quantia em dinheiro para investir e por último mas não menos importante: coragem, o quadro parece totalmente propício, mas será que não é melhor comprar um carro do ano ou comprar um casebre no subúrbio da cidade?
É muito mais fácil ter pena dos infelizes e incapazes que não conseguem acertar a sua vida, mas também é muito melhor saber quem realmente merece ser ajudado, quem luta até o último de sua existência para criar oportunidades e as aproveita, esses dá gosto ajudar. Aos preguiçosos "que acostumem-se a lama que os espera" Augusto dos Anjos.

Um comentário:

Unknown disse...

Tava meio sem tempo para ler, e percebo que continou deixando seu blog em excelente forma, agora tenho que recuperar o tempo e ler os que faltam.

Sobre o texto:

Falou tudo Hugo, muita gente reclama da vida, e o que fazem para mudá-la ?
NADA!
Perfeito, quando se almeja algo, temos que lutar para conquistar, nunca irá cair do céu.
Ótimo!

Abraços