Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 08, 2011

Coleção Os Dez Mais Importantes Nomes da Humanidade

Segundo Eduardo Antonio de Oliveira

Segue a Lista

1 - Simão Bolívar
2 - José Bonifácio
3 - Graham Bell
4 - Machado de Assis
5 - Abraham Lincoln
6 - Oscar Schindler
7 - Mahatma Gandhi
8 - Alexandre O Grande
9 - Getúlio Vargas
10 - Júlio César

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios - nascido no século 18, Simon Bolívar foi peça chave na independência da América Espanhola do Império Espanhol, foi presidente da Grã Colômbia, nação criada depois da independência da Espanha, por 11 anos. A Grã Colômbia mais tarde viria a ser 3 países: Venezuela, Colômbia e Equador. Alguns historiadores referem-se a Bolívar como George Washington da América do Sul. Conheceu e foi amigo do explorador Alexandre Von Humboldt que daria nome a uma corrente oceânica estudada pelo mesmo. Pelos idos de 1816 apaixonou em Quito por Manuela Sanz que mais tarde o salvaria de ser assassinado e por isto ficou conhecida como “Libertadora do libertador”. Apesar de lutar muitas batalhas, ser muito perseguido e de ter muitos inimigos, Simon Bolívar morreu em 1830 com 47 anos acometido por uma tuberculose, embora Hugo Chávez, presidente da Venezuela tenha mandado exumar o seu corpo em 2010 por suspeitar de envenenamento por parte de um general colombiano. Simon Bolívar é um dos grandes guerreiros que tiraram a América do jugo espanhol, seus atos abnegados, apesar de se utilizar de guerra, puderam conceder liberdade a toda uma sociedade que até nos dias de hoje o reverenciam como grande herói.

José Bonifácio de Andrada e Silva - Nasceu no fim do século XVIII em Santos no litoral paulista. Mudou-se para São Paulo pelo fato de não haver ensino superior ao primário na cidade de Santos. Estudou Direito, Matemática e Filosofia Natural na Universidade de Coimbra em Portugal. Excursionou pela Europa às custas do Erário Real para adquirir conhecimento em mineralogia, durante estas viagens conheceu Lavoisier e Alexandre Von Humboldt. Voltou ao Brasil somente no século 19, em 1819, quando já contava com 56 anos e o escravagismo já o incomodava, este que só acabaria 69 anos depois. Era um visionário para a época pois pregou a integração do índio na sociedade, a abolição do tráfico de escravos e a extinção da escravidão. Nesta época, já sugeria uma nova legislação sobre o regime de terras uma pré-reforma agrária, pois dizia que os grandes latifúndios era uma forma de exploração antieconômica e antissocial. Foi decisivo na independência do Brasil daí o seu epíteto de Patriarca da Independência, Foi ministro do reino por pouco mais de um ano. Após a independência comandou ações militares contra focos de resistência a separação de Portugal, rompeu com o Imperador por conta dos debates da Assembléia Constituinte, imediatamente após ser demitido por D. Pedro I, passou a oposição. Fechada a constituição José Bonifácio foi banido e se exilou na França onde passou 6 anos. De volta o Brasil se reconciliou com o Imperador e assumiu a tutoria de seu filho quando D. Pedro I abdicou. Permaneceu como tutor por 2 anos.

Alexander Graham Bell - Este escocês do século 18 nasceu em Edimburgo e tem a patente da maior invenção de todos os tempos para a época, o telefone, não obstante o Congresso Americano ter reconhecido em 2002 que a invenção foi de um italiano chamado Antonio Meucci que teria vendido a patente a Graham Bell em 1870. Bell graduou-se ao 13 anos e aos 16 já era professor de elocução e de música na academia Weston House. 18 patentes foram concedidas a Bell e 14 outras foram concedidas em compartilhamento; telefone, fonógrafo, hidroaviões e pilha selênio são algumas delas. A Companhia Telefônica Bell foi fundada em 1877, pelo sogro de Alexander, Gardiner Greene Hubbard e com a incorporação da West Union que tinha as patentes do microfone inventado por Thomas Edison, o telefone ficou mais eficiente, já não era necessário gritar para ser ouvido.

Joaquim Maria Machado de Assis - Carioca de nascimento, Machado é considerado o maior nome da literatura nacional, em suas escrita deslizou por todos os gêneros literários, testemunhou a mudança do regime político ocorrido no século 19, do Império para a República e foi um grande relator dos eventos político-sociais da época. Pouco estudou nas escolas públicas e jamais frequentou uma universidade. Assumiu cargos públicos no Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas e conseguiu notoriedade ao publicar suas poesias e crônicas em jornais. Sempre primando pela intelectualidade fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras que tinha um objetivo muito bem definido, o de auxiliar e guiar o governo para o crescimento cada vez maior da sociedade. Sua obra constitui-se de 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Influenciou grandes nomes da literatura, dentre os quais Olavo Bilac, Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade. É um dos grandes gênios da literatura brasileira e frequentemente é comparado a Dante, Camões e Shakespeare.

Abraham Lincoln - foi o 16º presidente dos Estados Unidos, natural do Kentucky, foi líder do país durante a maior crise da história do mesmo, a Guerra de Secessão, contenda ocorrida entre os estados do sul e do norte do país, o foco da batalha deveu-se a divergência de opinião em relação à escravatura. Era do partido republicano, Um discurso seu de 1863, conhecido como “Discurso de Gettysburg”, tornou-se símbolo dos deveres de sua nação. Sua eleição foi tão controversa que alguns Estados americanos ameaçavam se retirar da Federação caso Lincoln ganhasse. No dia de sua posse sete estados se retiraram; mais tarde outros quatro também o fizeram. Eles formaram a Confederação dos Estados da América, por isto passaram a ser conhecidos como confederados. Não obstante o esforço para a conciliação, a eleição de Lincoln deflagrou a Guerra Civil Americana. John Wilkes Booth tinha planos de sequestrar o presidente e trocar por prisioneiros confederados, mas ao ouvir um discurso de Lincoln prometendo o direito de voto aos negros, mudou de idéia e resolveu que iria assassiná-lo. Em 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln tornou-se o primeiro presidente americano a ser assassinado; John Booth planejou bem, esperou o momento certo da peça a qual Lincoln assistia. No momento mais engraçado da peça ele atirou e as risadas quase abafaram o tiro único dado na cabeça do presidente. Doze dias depois encurralaram o assassino que foi baleado num celeiro da Vírginia, expirando pouco depois.

Oskar Schindler - nascido em 1908, este empresário alemão ficou famoso por salvar 1200 trabalhadores judeus do extermínio, Era membro do partido nazista Abriu na Cracóvia, Polônia, uma fábrica de utensílios esmaltados e empregou muitos trabalhadores judeus de lá. Em 1943 os moradores judeus que não foram mortos, foram enviados à Plaszom, um campo de concentração. Os operários de Schindler trabalhavam em sua fábrica e depois retornavam ao campo de concentração. Em 1944 devido ao avanço das tropas russas o campo seria desativado, significando que os judeus seriam transferidos a outros campos e consequentemente mortos. Schindler convenceu os administradores do campo através de suborno que precisava daquela mão-de-obra especializada criou a sua famosa lista. Os integrantes da mesma foram transferidos a cidade natal de Schindler onde começaram a trabalhar em outra fábrica adquirida por ele. Após a guerra ele e sua esposa foram agraciados pelo governo de Israel com uma pensão vitalícia por seus atos humanitários.

Mohandas Karamchand Gandhi - Ferrenho defensor da não-violência, Gandhi foi indicado 5 vezes ao prêmio Nobel da Paz, mas jamais foi agraciado com a comenda. Com a sua doutrina organizou a marcha do Sal e libertou o Estado indiano da Inglaterra, em que pese não ter conseguido unir hindus e muçulmanos, por conseguinte o Estado indiano foi dividido em Paquistão e Índia. Em sua busca da verdade “A Grande Alma” (Mahatma) Gandhi foi inspiração de homens como Nelson Mandela e Martin Luther King. Homens como Gandhi são humanos de espírito superior que vieram para fazer a humanidade prosperar espiritualmente, sua liderança foi e será inspiração para muitos que buscam a paz, a sabedoria, o crescimento individual e o da sociedade.

Alexandre Magno - Foi o mais célebre conquistador do mundo, teve como preceptor Aristóteles e aos vinte anos já era rei. Seu império de conquistas ia dos Bálcãs à Índia. Nunca perdeu nenhuma batalha e sua expansão é uma das maiores da história e a maior em período de tempo. Seu cavalo chamava-se Bucéfalo que foi homenageado com nomes de cidades. Morreu pouco antes de completar 33 anos não se sabe de qual doença, mas podendo ser uma das mais comuns da época, malária, tifo, encefalite virótica, envenenamento ou consequências de alcoolismo. Vale lembrar a célebre passagem em que Alexandre vendo Diógenes que morava dentro de um barril perguntou-lhe se podia fazer algo por ele, a resposta de Diógenes foi: pode sim, sai da frente, está bloqueando o meu sol, diante de tal resposta um dos soldados de Alexandre pergunta se o mestre queria vê-lo sangrar, diante de tal afirmação Alexandre disse: se você fizer isto, terá o mesmo castigo, pois se eu não fosse Alexandre, eu seria Diógenes.

Getúlio Dorneles Vargas - Natural de São Borja, foi líder da revolução de 30 que depôs Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes. Foi presidente por 15 anos após a revolução, depois voltou a ser presidente por voto direto comandando o país por 3 anos e meio, quando suicidou. Era conhecido como “pai dos pobres” por criar muitas leis trabalhistas e sociais. Foi militar, chegou a patente de Sargento e participou da disputa pelo Acre contra a Bolívia. Seu pai havia lutado na Guerra do Paraguai. Formou-se em direito em 1907. Washington Luís quando de sua sucessão deveria indicar o candidato a presidente que obviamente seria conduzido a presidência, quando indicou Júlio Prestes que era presidente de São Paulo foi apoiado por 17 estados, sendo 3 contra; estes apoiavam Getúlio Vargas, dentre estes estados estava a Paraíba cujo presidente era João Pessoa, este mandou o “Telegrama do Nego” ou seja negando seu apoio a Júlio Prestes, esta atitude ficou tão famosa que começou a figurar na bandeira do estado a palavra “Nego”. Formou-se a Aliança Liberal que contava com os 3 estados contrários a candidatura de Júlio Prestes, mas diante da derrota nas urnas formou-se uma conspiração que objetivava evitar a posse do novo presidente. A revolução iniciou-se em 3 de outubro de 1930 e em 3 de novembro do mesmo ano Getúlio é empossado, recebendo o poder da Junta Militar Provisória. A herança política de Getúlio é invocada por dois partidos políticos o PDT e o PTB. Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010.

Gaius Iulius Caesar ou Caio Júlio César - Sua ascendência, segundo a lenda, chega a Deusa Vênus. Nasceu em 100 a.C em Roma. César era inovador e gostava de reformas. Reduziu o número de cidadãos romanos dependentes da ração de pão do Estado, reformou o calendário. Mas também demonstrou arrogância. César assumiu o papel de ditador usando um fato ocorrido no passado, mas neste fato a condição do ditador era temporária, mas César a tornou permanente. Em 44 a.C. houve uma conspiração no senado e antes de discursar César foi esfaqueado, fato que ironicamente causou o fim da República, objetivo principal dos conspiradores, dois anos após a sua morte César foi aclamado como deus pelo senado romano, como foi um grande e talentoso líder militar os imperadores romanos subsequentes adotaram seu nome como título.

2 comentários:

Jama Libya disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jama Libya disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.