Total de visualizações de página

sexta-feira, agosto 19, 2011

Coleção Os Dez Mais Importantes Nomes da Humanidade

Segundo Amandha Ribaski do Carmo

Segue a lista:

1- Charles Darwin
2- Jesus
3- Albert Einstein
4- Shakespeare
5-Kurt Cobain
6- Ville Valo
7- Brian Warner
8- Tim Burton
9- Emily Brontë
10 - J. K. Rowling



Charles Robert Darwin - Naturalista britânico do Século XIX, autor da teoria da seleção natural que resumidamente diz que os mais fortes sobrevivem diante das intempéries da natureza. Sua idéia de seleção natural sem a intervenção divina causou-lhe grandes transtornos entre as comunidades religiosas que eram maioria na época. No início do século XX houve um choque das teorias de Mendel e de Darwin, enquanto Mendel fez muitos experimentos genéticos, principalmente com ervilhas, Darwin se baseava em fundamentos, considerados, errôneos e sem experimento hereditário. Esses trabalhos tornaram-se complementares somente quando nos anos 30 e 40 com a chamada Síntese Moderna, cujos estudos foram baseados na genética de populações de décadas anteriores. Darwin publicou um livro afirmando que o homem descendia do macaco e sofreu forte oposição, pois para a igreja ele havia rompido a distinção entre homens e animais, porém os jovens naturalistas aceitaram muito bem a idéia. Seu maiores estudos ocorreram na conhecida ilha de Galápagos situada no pacífico sul e pertencente ao Equador, lá encontrou espécies incomuns e por conta de suas observações elaborou a sua teoria da seleção natural. As teorias de Darwin romperam com os dogmas religiosos tornando racional a evolução humana, seu trabalho relevante para a sociedade precipitou os mais variados estudos sobre a capacidade de adaptação das espécies à natureza.

Jesus de Nazaré - O Deus vivo, segundo a bíblia, Deus mandou seu filho a terra para salvar a humanidade de uma situação caótica, pois o povo de Deus estava totalmente voltado para o pecado e os justos estavam se escasseando, Jesus teve uma árdua tarefa, pois ao contrário do que esperavam, não veio como rei e sim como pobre, não destituiu nenhum monarca e até mudou as leis dos antigos sacerdotes. Sofreu tentações perpetradas pelo próprio Lúcifer, ressuscitou mortos, curou doentes, expulsou demônios, arrebanhou doze apóstolos preparou-os para perpetuarem o seu legado, foi traído, assassinado e por fim ressuscitou, mas não antes de ter pregado no inferno, o reino de Lúcifer. Concedeu poderes de falar em outras línguas aos apóstolos e em seu último ato subiu aos céus de corpo e alma diante de seus discípulos atônitos. Mesmo realizando todos esses prodígios, alguns duvidam de sua existência, achando que o Messias ainda está por vir, ou que isto é apenas uma história, mas seus feitos extraordinários inspiram uma grande gama de religiosos que ainda hoje querem mudar a forma de agir dos seres humanos, buscando uma proximidade cada vez maior com o mestre Jesus.

Albert Einstein - Físico, teórico alemão radicado nos Estados Unidos, idealizador da teoria da relatividade: E=mc, ou seja, a energia é o produto da massa pela velocidade da luz. Esta teoria, mesmo tendo acesso a explicações, é complicadíssima de entender. Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico. Sofreu perseguição por ser judeu e exilou-se nos Estados Unidos por isto. Através de seus estudos, Oppenheimer fabricou a bomba atômica, por este motivo, alguns periódicos o consideravam pai da bomba atômica, este título sempre foi recusado por Einstein, pois não acreditava em guerras ou violência para a solução de problemas. Foi uma das maiores mentes do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

William Shakespeare - foi o mais influente dramaturgo do mundo e o maior escritor de língua inglesa, Romeu e Julieta e Hamlet são suas obras mais conhecidas, esta última com a frase “Ser ou não ser, eis a questão” se notabilizou como a frase mais conhecida da língua inglesa. Casou-se com Anne Hathaway aos 18 anos com quem teve 3 filhos (não confundir com a atriz contemporânea de mesmo nome). Nascido no século 16, foi ator, escritor e dono de companhia de teatro, há algumas dúvidas sobre a autoria de algumas de suas obras pela escassez de relatos sobre a sua vida privada. Possui uma vasta obra escrita, sendo as mais conhecidas encenadas constantemente em teatro, cinema e televisão. William Shakespeare é a inspiração de todo grande escritor, suas peças são desejadas por todos os autores, já foi chamado de Herói, de Bardo, de Poeta Nacional em sua terra natal e até mesmo de lenda, pois alguns ainda duvidam de sua existência, dizem que é um pseudônimo de uma plêiade de autores do século 16, mas sua obra imortal ainda acalentará muitas gerações futuras.

Kurt Donald Cobain - Americano, vocalista da banda grunge “Nirvana”; começou a cantar cedo com apenas dois anos de idade, segundo sua tia Mari. Aos 4 já tocava piano. Com o divórcio dos pais, quando estava com apenas oito anos, sua personalidade mudou drasticamente, segundo sua mãe, tornou-se mais desafiador e recluso. Chegou a tornar-se devoto de uma igreja cristã, mas durante a adolescência renunciou ao cristianismo e engajou-se no que ficou conhecido com, discursos “anti-Deus”; em sua busca pela religiosidade se interessou pelo budismo motivo pelo qual batizou sua banda com o nome “Nirvana” um conceito budista descrito por Cobain como “a liberdade da dor e do sofrimento do mundo externo.” Cobain uniu-se a Novoselic e após passar por muitos bateristas sem sucesso, encontrou David Grohl e também o sucesso com o álbum Nevermind. Em 1994 foi encontrado por um eletricista em sua casa, ele tinha vindo instalar um sistema de segurança em um primeiro momento achou que Cobain estava dormindo até que viu uma arma apontada para o queixo, uma nota suicida foi encontrada para o seu amigo imaginário de infância chamado Boddah. Há um filme chamado “Last Days” onde Gus Van Sant sugere o que pode ter acontecido nas últimas horas de Cobain.

Ville Hermanni Valo - Este finlandês da capital é vocalista da banda HIM, lançou sete álbuns e quatro coletâneas, sua banda foi a primeira banda finlandesa a ganhar Disco de Ouro nos Estados Unidos, quando jovem trabalhou no Sex Shop do pai e saiu de casa aos 18 anos. Vallo sofre de asma e alergias, em uma ocasião ficou internado por 5 dias devido a um ataque de asma. Suas influências são Black Sabbath e Type O Negative. Seus ídolos são Gene Simmons do Kiss, Edgar Allan Poe escritor e também o cineasta/ator Clint Eastwood. Não come carne, nem consome drogas ilícitas e diz que seu número de sorte é o “0”.

Brian Hugh Warner - Natural de Ohio, Brian é conhecido pelo epíteto Marilyn Manson que é a junção de dois nomes: Marilyn Monroe e Charles Manson. Ganhou experiência ao escrever artigos de música para uma revista do Sul da Flórida. Ao contrário do que possa demonstrar sua chocante imagem, Brian teve muitos relacionamentos héteros; foi casado por sete anos com Dita Von Teese e briga com ela na justiça por seus gatos que Dita recusa-se a devolver; foi noivo da atriz Rita McGowan que protagonizou o filme Jawbreaker, onde Brian teve uma participação; Rita participou do clipe da música de Brian “Coma White 2.0”. Atualmente ficou noivo da atriz Evan Rachel Wood, mas rompeu o noivado logo depois. Possui uma vasta filmografia onde participa principalmente das trilhas sonoras, mas também teve participações como ator. Suas influências são David Bowie e Nine inch Nails.

Timothy William Burton - cineasta americano da Califórnia que lida com temas sombrios. Admirador de Edgar Allan Poe e Vincent Price, ídolos estes que nortearam seu caminho como cineasta. Após o colegial estudou animação por três anos, depois foi contratado pelo Walt Disney Studios, enquanto trabalhou lá criou e dirigiu seu primeira curta-metragem “Vincent” baseado em Vincent Price. Seu primeiro sucesso foi “Os Fantasmas se Divertem”, produziu outros grandes sucessos como Edward - Mãos de Tesoura e a Noiva Cadáver, também escreveu um livro chamado “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias”. É casado com Helena Bonham Carter e tem dois filhos, Billy e Nell.

Emily Jane Brontë - poetisa e escritora britânica. Publicou "O Morro dos Ventos Uivantes", sua obra prima, que foi mal compreendido na época. Posteriormente, a obra foi consagrada e passou a fazer parte do cânone da literatura inglesa. Uma empregada chamada Thabitha costumava contar histórias para Emily e seus irmãos, anos mais tarde Emily a homenageou como a fiel personagem Nelly Dean, em seu livro. Em certa ocasião, um cão a mordeu no braço, e ela mesma cauterizou a ferida, ficando com o braço definitivamente deformado. Nos intervalos dos afazeres domésticos, compunha versos que escondia. A notável autora, talvez a mais fechada e mais solitária das irmãs Brontë, morreu de tuberculose, aos 30 anos, em 19 de dezembro de 1848.

Joanne Kathleen Rowling - Autora britânica de ficção, produziu sete livros da Saga de Harry Potter, inspiração que a deixou milionária, porém passou por sérias dificuldades antes de conseguir publicar o primeiro livro do bruxo. O nome Kathleen foi adicionado a seu nome devido a uma jogada de marketing, seus editores acharam que a autora não seria lida pelos garotos, então pediram para usar iniciais e não deixar transparecer que se tratava de uma mulher. A ideia de Harry Potter surgiu inesperadamente na mente de J.K. nos idos de 1990, durante uma viagem de trem. Os primeiros manuscritos foram rabiscados em papel barato, e escrever o livro ajudava Joanne a passar o tempo, numa época em que sofria com a depressão e uma vida pobre, mas amparada pela família e por amigos, em especial Sean Harris. As ilustrações mais famosas são as de Mary GrandPré, e seus desenhos são utilizados nas capas de vários países, incluindo Brasil e Portugal. Thomas Taylor desenhou a capa do primeiro livro da edição britânica que também ficou conhecida, mostrando Harry com a cara confusa em frente ao Expresso de Hogwarts. Seus livros viraram filmes e o elenco escolhido foi totalmente britânico, exigência da autora. Está entre as 300 mulheres que mudaram o mundo segundo a Enciclopédia Britânica. Ela diz que seu alter-ego é a Hermione.

Nenhum comentário: