Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Coleção Os Dez Maiores Nomes da Humanidade

Segundo Eduardo Capistrano

1 - Karl Marx;
2 - Isaac Newton;
3 - William Shakespeare;
4 - Chuck Berry;
5 - Leonardo Da Vinci;
6 - Nikola Tesla;
7 - Johannes Gutenberg;
8 - Sigmund Freud;
9 - Charles Chaplin; e
10 - Leo Tolstoi



Karl Heinrich Marx - foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna; atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Marx foi o último de sete filhos de uma família de origem judaica de classe média. Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim. Em 1841, obteve o título de doutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro". Durante a vida de Marx, suas ideias receberam pouca atenção de outros estudiosos. Talvez o maior interesse tenha se verificado na Rússia em 1872. Na Alemanha, a teoria de Marx foi ignorada durante bastante tempo, até que em 1879 um alemão estudioso da Economia Política, Adolph Wagner, comentou o trabalho de Marx. A partir de então, os escritos de Marx começaram a atrair cada vez mais atenção. Nos primeiros anos após a morte de Marx, sua teoria obteve crescente influência intelectual e política sobre os movimentos operários e, em menor proporção, sobre os círculos acadêmicos ligados às ciências humanas – notadamente na Universidade de Viena e na Universidade de Roma, primeiras instituições acadêmicas a oferecerem cursos voltados para o estudo de Marx. Marx foi herdeiro da filosofia alemã, considerado ao lado de Kant e Hegel um de seus grandes representantes. Foi um dos maiores (para muitos, o maior) pensadores de todos os tempos, tendo uma produção teórica com a extensão e densidade de um Aristóteles, de quem era um admirador. O pensamento de Marx é perfeito, mas a sociedade não é, portanto mesmo com regras claras, a inaptidão em lidar com o poder que é uma característica do ser humano e a incapacidade do pensamento em prol da sociedade faz com que o sistema de Marx fosse totalmente inviável em sua época e ainda hoje temos a mesma dificuldade que nos acompanha desde a idade da pedra: o pensamento social. Ainda impera na nossa sociedade o pensamento individual e egoísta que só nos leva a guerras e intolerância.

Isaac Newton - nasceu na Inglaterra no século XVII, foi cientista, físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton. Estudou no Trinity College de Cambridge, e graduou-se em 1665. Sua principal obra foi a publicação “Princípios matemáticos da filosofia natural” de 1687, em três volumes, na qual enunciou a lei da gravitação universal (Vol. 3), esta é considerada uma das mais influentes obras da história da ciência.

As três leis Newton
1ª Lei - Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele;
2ª Lei - A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida;
3ª Lei - A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas;

Em 2007, a Biblioteca Nacional de Israel divulgou manuscritos atribuídos a Isaac Newton que por meio de análise dos textos bíblicos do Livro de Daniel (do antigo testamento), conclui que o mundo deveria acabar por volta do ano de 2060, ao escrever "Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes".

Na noite de 20 de março de 1727 faleceu. Seu epitáfio foi escrito pelo poeta Alexander Pope:

“A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas; Deus disse "Haja Newton" e tudo se iluminou.”

A causa provável de sua morte foram complicações relacionadas ao cálculo renal que o afligiu em seus últimos anos de vida.

Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Isaac Newton mudou a história da humanidade por enxergar algo que ninguém enxergou: a gravidade; a partir daí vimos um mundo novo e muitas coisas começaram a fazer sentido, sua descoberta foi um dos pilares do desenvolvimento da sociedade moderna, podemos dizer que Isaac Newton é a principal engrenagem do nosso relógio social.

William Shakespeare - Na Inglaterra ficou conhecido como poeta nacional, nascido no século XVI, teve uma vasta obra literária contando com 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas mundialmente, todo ator que se preza conhece e sonha em atuar em alguma peça de Shakespeare. As mais famosas são Romeu e Julieta, Hamlet, Othelo e Sonho de uma Noite de Verão, mas toda peça de Shakespeare tem a sua própria luz. Casou-se aos 18 anos com Anne Hathaway (cabe ressaltar que há uma atriz contemporânea com o mesmo nome, homenagem de seus pais ao dramaturgo inglês) e teve 3 filhos Susanna, Hamnet e Judith os últimos gêmeos. William Shakespeare escreveu como ninguém, sua atemporalidade o dignifica como grande escritor da história da humanidade.

Charles Edward Anderson Berry - Nascido nos anos 20, no Missouri, com o epíteto Chuck Berry e apontado como o inventor do Rock and Roll, em pese haver algumas controvérsias. Foi o único a fazer a mistura de blues, gospel, folk e country funcionar. Gravou mais de trinta sucessos que frequentaram o Top Ten americano. Roll Over Beethoven e Johnny B. Goode (a mais famosa introdução de guitarra da história) são exemplos dos sucessos de Chuck. Realizou Shows no Brasil em 2008 e 2009. Mesmo tendo uma curta discografia, Chuck escreveu o seu nome com letras douradas na história da música, inspirando e influenciando grande legião de músicos que até hoje buscam a qualidade insuperável do ídolo.

Leonardo di Ser Piero da Vinci - nasceu na Itália do século XV, foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Precursor da aviação e da balística. Um dos maiores pintores de todos os tempos. Suas obras mais famosas são a “Mona Lisa” e “A Última Ceia”. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica. Por sua multiplicidade de talentos é considerado o maior gênio da história, atribuiu-se a ele a invenção do primeiro protótipo do helicóptero e também do tanque de guerra. Seu QI foi estimado em 180 num estudo realizado em 1926.

Nikola Tesla – nascido no século XIX é descrito como o homem que espalhou luz pela face da Terra, fez contribuições revolucionárias no campo do magnetismo no fim do século XIX, início do século XX, suas patentes e trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada (AC). Seu trabalho ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial. Depois da demonstração de transmissão sem fio e de vencer a Guerra das Patentes, Tesla se notabilizou como um dos maiores engenheiros eletrotécnicos que trabalhavam nos Estados Unidos. Foi um grande cientista, mas sua personalidade excêntrica e suas afirmações bizarras e inacreditáveis o fizeram cair no ostracismo e a ser visto como um cientista louco. Com pouca atenção as suas finanças, morreu empobrecido ao 86 anos.
Suas grandes invenções:
Bobina de Tesla
Turbina de Tesla
Teleforça
Oscilador de Tesla
Carro eléctrico de Tesla
Princípio de Tesla
Corrente alternada
Motor de Indução
Campo magnético rotativo
Transmissão sem fios
Canhão de feixe de partículas
Raio da Morte
Ondas estacionárias terrestres
Enrolamento bifilar
Telegeodinâmica
Electrogravítica
Canhão Tesla.


Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg - foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de impressão de livros - a prensa móvel - que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros e jornais. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.
O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, processo que se iniciou cerca de 1450 e que teria terminado cinco anos depois em Março de 1455.
Para comprovar a magnificência deste inventor alemão do século XV, realiza-se anualmente, nos EUA, o "Festival Gutenberg" - uma espécie de Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto.

Sigismund Schlomo Freud - nascido em Freiberg, foi o pai da psicanálise. Casou-se com Martha Bernays. O casal teve seis filhos, um dos quais, Ana, tornou-se discípula, porta-voz do pai, e psicanalista. Freud desenvolveu técnicas de diagnósticos diferentes de sua época, propôs que grande parte das doenças tinha cunho emocional e não físico, foi veementemente questionado por seus pares, mas ainda assim continuou com seus estudos e ajudou as pessoas a perceberem o quanto suas mentes podem ser nocivas para o próprio corpo. Freud faleceu em 23 de setembro de 1939, depois de ter estado dois dias em coma, a seu pedido recebeu três injeções de três centigramas de morfina, com a concordância de Anna Freud. Freud continua tão polêmico hoje em dia como na época em que esteve vivo. É idolatrado pelos seus seguidores, mas também é visto como um mistificador, principalmente porque após década de 1990 com as descobertas da neurociência, muitos dos princípios fundamentais da psicanálise são questionados.
Frases famosas de Freud:
“Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.”
“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!”
“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.”
“Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.”
“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.”
Charles Spencer Chaplin - foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador e extensa obra.
Foi influenciado pelo trabalho do seu antecessor, o comediante francês Max Linder a quem ele dedicou um de seus filmes, também foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão. Chaplin influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Rowan Atkinson, Johnny Deep, Buster Keaton e outros diretores e comediantes, ele é considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière entre outros.
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido até quase sua morte aos 88 anos de idade.
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.
Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).
Lev Nikoláievich Tolstói – nasceu em Moscou no século XIX, alistou-se no exército russo em 1851, o que colaborou mais tarde para que se tornasse pacifista. Bebia muito, perdia muito dinheiro e dedicava muitas noites ao encontro com prostitutas. Fase esta repudiada mais tarde por si mesmo. Em 1862, casou-se com Sônia Andreievna Bers, com quem teve 13 filhos. Durante o casamento que teve muitas brigas, produziu “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”(livro homenageado em “A Insustentável Leveza do Ser” do Milan Kundera – a personagem principal batiza seu cachorro de Karenin). Famoso mundialmente, Tolstoi atormentava-se com questões sobre o sentido da vida, achou na vida simples dos camponeses a condição ideal de vida, pois não achava respostas na filosofia. Sua atitudes e conceitos de não-violência confundiram seus fãs e influenciaram, nada mais, nada menos que Gandhi. Parou de beber, de fumar, tornou-se vegetariano, começou a vestir-se como camponês renunciou aos direito autorais dos futuros livros e só voltou a recebê-los para ajudar uma comunidade de camponeses a fugir para o Canadá. Começou a ser vigiado pela polícia do Czar e devido a suas idéias e textos foi excomungado da Igreja Ortodoxa russa em 1901. Sua mulher e filhos cobravam a vida de luxo que, segundo eles próprios, mereciam; sua esposa cobrava que Tolstoi deixasse em testamento os direitos autorais para ela e seus filhos, mas Tolstoi deixou todos os direitos autorais a um sujeito chamado Chertkov que tornaria sua obra pública. Aos 82 anos fugiu de casa, não acreditava mais naquela vida, devido a puro desleixo com a própria saúde, Tolstoi adquiriu uma pneumonia que lhe foi fatal. No seu enterro compareceram entre 3 e 4 mil pessoas, isto porque o governo russo proibiu as vindas de trens especiais para Moscou para o seu enterro. Como todo grande homem, Leon de Tolstoi foi perseguido, incompreendido e adorado por todos, a humanidade realmente não sabe reconhecer e preservar seus grandes homens, acabam por virar mártires, arquétipos ou deixarem legados preciosos para as novas gerações na esperança que o mundo se torne mais justo e menos corrupto.

Nenhum comentário: